terça-feira, 31 de julho de 2012

Presidente Prudente (SP) reforça mobilização da comunidade no segundo semestre de 2012

Com o intuito de fortalecer e ampliar as ações de conscientização da comunidade sobre a importância da interação família-escola, os integrantes do Comitê de Mobilização de Presidente Prudente (SP) estão preparando a 3ª Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, a ser realizada em setembro na cidade. Durante a atividade de capacitação, os mobilizadores pretendem reunir e orientar a atuação de representantes de diversos segmentos sociais.

Mobilizadores prudentinos reúnem-se para organizar Oficina
Para dar início à organização da Oficina, os membros do Comitê de Presidente Prudente se reuniram, no dia 25 de junho, com o objetivo de estabelecer metas a serem implementadas até a realização do evento. Entre as ações, os mobilizadores têm buscado conquistar parcerias para auxiliar na preparação e divulgação da atividade.


Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”

Nos últimos meses, o Comitê de Mobilização Social pela Educação tem marcado presença em diversas ações junto à comunidade, que devem ter continuidade neste segundo semestre de 2012. Entre outras iniciativas, por meio de ações de mobilização das famílias, reuniões de sensibilização e debates, além de acompanhamento das atividades, os integrantes do grupo de Mobilização vêm auxiliando na implementação do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia - Formação de agentes para dinamização da Alimentação Escolar no Espaço Educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade”.

Inicialmente desenvolvido nas escolas municipais Catarina Martins Artero, Dr. Carlos Braga, Vilma Alvarez Gonçalves, Domingos Ferreira de Medeiros e Carlos Castilho Cabral, o programa do governo federal é resultado de cooperação técnica entre o Ministério da Educação, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization – FAO) e a Universidade de Brasília – UnB.

Participação em curso da APAE

Representantes do Comitê de Presidente Prudente
participaram de curso da APAE
Membros do Comitê de Mobilização prudentino participaram, ainda no mês de junho, do curso de formação “Todos pelos Direitos”, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Paulo em parceria com o Ministério da Educação e a Petrobrás. O evento, realizado em Presidente Prudente, teve como objetivo articular uma rede de proteção para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual.

Ações nas escolas

Interação família-escola foi incentivada durante festas
juninas de escolas municipais
Durante as festividades juninas das escolas municipais Alayde Tortorella de Faria Motta e João Franco de Godoy, no dia 16 de junho, os mobilizadores sociais pela Educação de Presidente Prudente promoveram a conscientização da comunidade sobre a importância da participação de pais e familiares no cotidiano escolar dos alunos.



Com informações de Solange Ferreira, mobilizadora em Presidente Prudente (SP).

Nenhum comentário: