sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mobilização Social pela Educação é divulgada a voluntários da ONG Aracati

Divulgação do PMSE no II Encontro do Caminhos e Trilhas
Participar de ações ou tomar iniciativas de incentivo à interação família-escola-comunidade foi o convite feito por representantes do Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 05 de julho, aos integrantes da organização não governamental Aracati - Agência de mobilização social - que estão em Brasília no II Encontro do Programa Caminhos e Trilhas. O evento teve início na quinta-feira (04) e se estende até sábado (07), no Hotel Metropolitan.

O convite aos voluntários da Aracati foi feito durante exposição sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) conduzida pela representante do MEC, Maisa Cardoso. A palestra envolveu informações sobre a evolução do Plano que tem sido resultado das ações de estímulo à participação das famílias na vida escolar dos filhos e à colaboração da sociedade em atividades que visem à melhoria da qualidade da educação pública.

Os voluntários da Aracati também tomaram conhecimento sobre números que representam os Desafios da Educação Brasileira, além dos programas do MEC de apoio ao desenvolvimento da Educação e que vêm sendo empreendidos com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As explanações sobre os elementos que compõem o cálculo do Ideb – resultados da avaliação por meio da Prova Brasil combinados aos dados do Censo Escolar – estimularam o debate por parte dos participantes do Encontro promovido pela Aracati sobre como colaborar com a busca pelo alcance das metas postas pelo MEC em relação a esse indicador. 

Para orientar as ações dos integrantes da Aracati como o objetivo de ampliar a Mobilização Social pela Educação, foram expostas, ainda, práticas de mobilização social pela educação que têm sido desenvolvidas desde 2008, em diferentes localidades brasileiras, por voluntários e parceiros do PMSE, incluindo representantes de ONGs, e que vêm resultando no aumento da participação e da colaboração das famílias na vida escolar de crianças e jovens sob sua responsabilidade.

Nenhum comentário: