terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bahia, Maranhão e Pará recebem Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Os municípios de Carolina (MA), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Novo Repartimento (PA) vão sediar, até o fim do mês de fevereiro, Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Os eventos têm como objetivo capacitar voluntários para o trabalho de mobilização das famílias e comunidades pela melhoria da qualidade da educação e fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade.

As três cidades são as primeiras a receberem Oficinas de Formação de Mobilizadores em 2013. As exposições dos eventos são conduzidas por representantes da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC).

Carolina (MA)

Além de mobilizadores de Carolina, a Oficina sediada na cidade maranhense irá reunir atores sociais de Estreito (MA) e dos municípios tocantinenses de Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins. Promovida nos dias 27 e 28 de fevereiro por iniciativa da organização não governamental Gaia Social – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem, a capacitação irá integrar o I Encontro de Educação da Área de Influência da Usina Hidrelétrica de Estreito.

A atividade de formação em Carolina terá como público-alvo os mobilizadores que já fazem parte de Comitês de Mobilização nas cidades da região, com o objetivo de fortalecer a atuação desses grupos. Vão participar da Oficina, ainda, secretários municipais de Educação, técnicos das secretarias municipais de Educação da gestão de 2013 e representantes do Arranjo pelo Desenvolvimento da Educação (ADE) Rio Tocantins. 

Serviço - Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Carolina (MA) 

Local: Auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Data: 27 e 28 de fevereiro
Horário: das 8h às 18h

Luís Eduardo Magalhães (BA)

Em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, a Oficina de Formação de Mobilizadores foi organizada pela Capelania Escolar, projeto social que atua junto a membros de igrejas, empresários, profissionais da educação, entre outros. A atividade de capacitação foi realizada no dia 23 de fevereiro, no Fórum da cidade.

A Capelania Escolar é um movimento missionário cristão sem bandeira denominacional que procura dar auxílio espiritual aos alunos e suas respectivas famílias para que haja melhor desempenho escolar e sejam minimizados os casos de violência, evasão e reprovações.

Novo Repartimento (PA)

Realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade de Novo Repartimento, no Pará, foi organizada por iniciativa da vereadora Maria Creuza Soares Barbosa. A atividade de capacitação foi promovida no Palácio Parakanã da Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário: