quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Educação Infantil é foco da atuação dos mobilizadores da região do Seridó Potiguar em 2013

Voluntários apresentam as metas da Mobilização a
prefeitos e secretários de municípios da região do Seridó - RN
Levar a Mobilização Social pela Educação a pais de alunos, professores e gestores da Educação Infantil é um dos objetivos para 2013 dos mobilizadores da região do Seridó, no Rio Grande do Norte. As ações dos voluntários, que atuam junto ao projeto “Educar para promover uma cultura de paz”, desenvolvido pela Diocese de Caicó, serão realizadas nas dez cidades atendidas pelo projeto – Caicó, Currais Novos, Jucurutu, Jardim do Seridó, Equador, Santana do Seridó, Parelhas, Acari, Cruzeta e Florânia.

Por meio de atividades que incentivam a interação família-escola-comunidade, os mobilizadores pretendem alcançar, além da Educação Infantil, os três primeiros anos do Ensino Fundamental e, assim, contribuir para a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Ao longo deste ano, a equipe do projeto da Diocese planeja, ainda, consolidar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) nos dez municípios do projeto da Diocese, incentivando a criação ou reforçando a atuação de Comitês de Mobilização nessas localidades. Outra meta é fortalecer os conselhos escolares e estimular o protagonismo juvenil, exercido, por exemplo, por meio de grêmios e colegiados de líderes de salas de aula.

Para apresentar o “Educar para promover uma cultura de paz” e conquistar parcerias para desenvolver as propostas do grupo, os mobilizadores se reuniram, no mês de janeiro, com os prefeitos empossados neste ano, bem como os novos secretários municipais de Educação, Saúde e Assistência Social das cidades do projeto.  Além das metas relacionadas ao PMSE, os voluntários do Educar buscam apoio para realizar, entre outras ações, capacitação dos técnicos das secretarias municipais e lideranças comunitárias para trabalho em rede e atuação focada nas vulnerabilidades e cultura de paz.   

Encontros com profissionais da Educação Infantil

Profissionais de Educação Infantil receberam orientações
sobre como implementar o PMSE em suas escolas
Ainda em 2012, a coordenação do Educar realizou encontros com os profissionais da Educação Infantil das dez cidades alcançadas pelo projeto, contando com a participação de cerca de 400 professores. As reuniões, promovidas entre outubro e novembro, tiveram como objetivo apresentar a Mobilização Social pela Educação aos educadores e incentivar, assim, a interação família-escola-comunidade logo no início da trajetória educacional.


Com informações de Geraldo Soares Wanderley, mobilizador social pela Educação na região do Seridó-RN e coordenador do Projeto Educar para promover uma cultura de paz.

Nenhum comentário: