sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Campanha de Volta às Aulas


Secretarias de Educação incentivam interação família-escola no início do ano letivo

Atividade de incentivo à interação família-escola realizada
pela Secretaria de Educação de Governador Nunes Freire (MA)
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Praia Grande, em São Paulo, incluiu em seu planejamento anual de atividades, concluído nesta quinta-feira, 31 de janeiro, várias atividades de estímulo à colaboração das famílias na trajetória de estudos dos filhos. As ações vão reforçar o Projeto Pedagogia Comunitária, desenvolvido na cidade desde 2005, como explica a chefe da divisão de Ação Comunitária da SME, Valkíria Medeiros do Nascimento Oliveira. 

Assim como em Praia Grande, secretarias de educação em diversas localidades brasileiras também programam ou já colocam em prática, neste início de ano letivo, um extenso calendário de atividades direcionadas às famílias de alunos e que têm como finalidade sensibilizar pais e mães para a importância da atenção dispensada à vida escolar dos filhos. 

Neste início de ano letivo, a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC) sugere a mobilizadores, educadores, gestores, lideranças sociais e religiosas e demais parceiros do PMSE que direcionem sua atuação a replicação dessas experiências em seus locais de atuação. Procurem a(o) titular da Secretaria de Educação de seu município e estimulem esses gestores a promover a Interação família-escola-comunidade nas escolas da rede.

A escola tem papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades. Sem o interesse e o apoio dos gestores e dos profissionais das unidades de ensino, a família não se sente motivada a participar da vida escolar dos filhos. Assim, a participação das secretarias de Educação e dos educadores nesse movimento é fundamental.

A proposta da equipe do PMSE/MEC é a de que as secretarias de Educação e as unidades de ensino conduzam ações específicas junto aos pais e professores nas duas primeiras semanas de aula. Podem ser realizadas, por exemplo:

  • reuniões para tratar exclusivamente sobre a participação da família na escola, ou incluir esse tema em reuniões já programadas;
  • exposição de cartazes nos murais das escolas com frases da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos;
  • exposição de faixas nos arredores das unidades de ensino; e
  • envio de mensagem de boas vindas a todas as famílias, incluindo sugestões para que elas acompanhem a vida escolar dos filhos e sejam parceiras da escola.
Se você aderir à Campanha de Volta às aulas, pedimos que nos informe as ações que serão realizadas e, após os eventos, nos encaminhe fotos, notícias e resultados sobre essas atividades para que possamos publicar no site e no blog da Mobilização Social pela Educação.

Confira a seguir outras sugestões de atividades simples que podem ser feitas para incentivar a interação família-escola-comunidade:

  • Acesse a área Materiais de Mobilização no site ou no blog da Mobilização.
  • Nessa área, você vai encontrar a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, filipetas (folhetinho), marcadores de página, adesivos, cartazes. Você pode baixar e imprimir qualquer um deles.
  • Nesses materiais, principalmente na cartilha e na filipeta, você encontra dicas e frases que pode usar para fazer cartazes e faixas para colocar nos portões, nos muros e nos murais das escolas.
  • Nas reuniões, os diretores e professores podem ler e comentar as frases da cartilha e da filipeta.
  • Nas mensagens enviadas às famílias, você também pode usar essas frases.
Entre em contato conosco para mais informações: mobilizacaosocial@mec.gov.br

Para a educação melhorar, todos devem participar!

Nenhum comentário: