quinta-feira, 4 de abril de 2013

Gestores escolares participam de Oficina de Formação de Mobilizadores em Juazeiro do Norte (CE)

Participantes da Oficina de Formação em Juazeiro do Norte
“Para a educação melhorar, todos devem participar”. Foi com esse slogan que a Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (CE), em parceria com o Instituto Aprendiz – que presta assessoria técnica para secretarias de Educação de municípios da região –, reuniu gestores escolares para participarem da 1ª Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade cearense. A atividade de capacitação foi promovida na primeira escola normal rural do Brasil, atualmente Escola Estadual Professor Moreira de Sousa, nos dias 20 e 21 de março.

A Oficina teve como principal objetivo capacitar os gestores escolares de Juazeiro do Norte a atuarem como multiplicadores e formadores de lideranças em prol do fortalecimento da interação família-escola-comunidade no município. As apresentações do evento foram conduzidas pelo representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos.

Entre os temas abordados, a atividade contou com exposições sobre o PMSE e exemplos da sua implementação em diversas localidades do País. Os participantes conheceram, ainda, os fundamentos da interação família-escola, sugestões de atividades para promover a aproximação entre educadores e familiares, além de dados da Educação no Brasil e em Juazeiro do Norte, com ênfase nas metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) projetadas para 2013 no município.

Para estimular o debate entre os participantes acerca das ações de incentivo à interação família-escola realizadas em Juazeiro do Norte, o representante do MEC propôs os seguintes questionamentos aos gestores: que ações desenvolvemos? Quem são nossos parceiros? Quais as estratégias de comunicação e o conteúdo de sensibilização? Que resultados alcançamos?

A Oficina também contou com exposições dos mobilizadores.
Na foto, a gestora da EMEF Jerônimo Freire dos Santos
Com base nas respostas e experiências compartilhadas, os participantes elaboraram planos de ação a serem implementados junto à comunidade escolar, levando em consideração as orientações do Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as sugestões de ação no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação.

De acordo com Paulo Ronaldo, a Oficina foi bem recebida pelos juazeirenses. “Os participantes mostraram-se receptivos à proposta de mobilização da comunidade em prol da interação família-escola apresentada no PMSE”, relatou. Prova dessa afirmação é o cordel elaborado pela gestora da Escola Municipal Jerônimo Freire dos Santos, Caris Socorro Nunes de Alcântara:
“O MEC é o ministério
da nossa Educação.
Criando leis e projetos
para o desenvolvimento da nação.
Dando suporte legal
para formar o cidadão.

É possível educar
fazendo parceria.
Unindo aluno e escola
e também a família.
Fica mais fácil o convívio
de um povo em harmonia.

Ao representante do MEC
que muito bem ministrou
curso de capacitação
que a todos os honrou.
Trabalhar com a família
para isso mobilizou.

A turma aqui agradece
ao Ministério da Educação.

Pela experiência vivida
na oficina de mobilização.
Na semana comemorativa
do Padre Cicero Romão.”

Nenhum comentário: