quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mobilizadores de Apiaí (SP) elaboram Plano de Ação para incentivar interação família-escola

Mobilizadores apiaienses discutem, em grupos, as
estratégias do Plano de Ação local
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Apiaí (SP), nos dias 26 e 27 de março, os mobilizadores locais elaboraram Plano de Ação para nortear as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas no município. O documento foi produzido a partir de debate entre representantes da Secretaria Municipal de Educação e da empresa InterCement – responsáveis pela organização da Oficina – em conjunto com os demais participantes do evento, como professores, pais de alunos, gestores escolares, entre outros.
 
Para orientar a elaboração do material, o representante do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos, após apresentar o conteúdo do PMSE e dar exemplos de sua implementação em diversas regiões do País, estimulou a discussão entre os mobilizadores sobre as ações que já vem sendo realizadas em Apiaí com o intuito de aproximar familiares e educadores. Por meio de questões como “que ações desenvolvemos?”; “quem são nossos parceiros?”; e “quais são as estratégias de comunicação e conteúdos de sensibilização?”, os participantes refletiram sobre como podem melhorar a abordagem junto a pais e educadores.
 
A elaboração do Plano de Ação levou em consideração
a realidade social e educacional de Apiaí
Além das sugestões de atividades contidas no PMSE, os mobilizadores levaram em consideração, para formular o Plano de Ação local, as diretrizes do Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para priorizar as ações e definir os focos de atuação, foram observados, ainda, dados da Educação em Apiaí, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas da cidade.
 
De acordo com o integrante da equipe do PMSE no MEC, os apiaienses se mostraram receptivos às orientações fornecidas durante a formação. “Para os participantes, a Oficina foi um processo de reflexão sobre os novos paradigmas da interação escola-família-comunidade, que deve ser estimulada através da articulação de rede de proteção à criança e ao adolescente pelo direito de aprender com qualidade”, relatou Paulo Ronaldo.
 
Itaóca (SP)
 
Participantes da apresentação do PMSE em Itaóca
Após a Oficina, na tarde do dia 27 de março, a Mobilização Social pela Educação foi apresentada em Itaóca, cidade vizinha a Apiaí, com o apoio da InterCement. Conduzida pelo representante do PMSE/MEC, além de voluntários da empresa, a atividade contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, lideranças sociais e professores de Itaóca.

Nenhum comentário: