Mobilizadores apiaienses discutem, em grupos, as estratégias do Plano de Ação local |
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Apiaí (SP), nos dias 26 e 27 de março, os mobilizadores locais elaboraram Plano de Ação para nortear as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas no município. O documento foi produzido a partir de debate entre representantes da Secretaria Municipal de Educação e da empresa InterCement – responsáveis pela organização da Oficina – em conjunto com os demais participantes do evento, como professores, pais de alunos, gestores escolares, entre outros.
Para orientar a elaboração do material, o representante do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos, após apresentar o conteúdo do PMSE e dar exemplos de sua implementação em diversas regiões do País, estimulou a discussão entre os mobilizadores sobre as ações que já vem sendo realizadas em Apiaí com o intuito de aproximar familiares e educadores. Por meio de questões como “que ações desenvolvemos?”; “quem são nossos parceiros?”; e “quais são as estratégias de comunicação e conteúdos de sensibilização?”, os participantes refletiram sobre como podem melhorar a abordagem junto a pais e educadores.
A elaboração do Plano de Ação levou em consideração a realidade social e educacional de Apiaí |
Além das sugestões de atividades contidas no PMSE, os mobilizadores levaram em consideração, para formular o Plano de Ação local, as diretrizes do Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para priorizar as ações e definir os focos de atuação, foram observados, ainda, dados da Educação em Apiaí, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas da cidade.
De acordo com o integrante da equipe do PMSE no MEC, os apiaienses se mostraram receptivos às orientações fornecidas durante a formação. “Para os participantes, a Oficina foi um processo de reflexão sobre os novos paradigmas da interação escola-família-comunidade, que deve ser estimulada através da articulação de rede de proteção à criança e ao adolescente pelo direito de aprender com qualidade”, relatou Paulo Ronaldo.
Itaóca (SP)
Participantes da apresentação do PMSE em Itaóca |
Após a Oficina, na tarde do dia 27 de março, a Mobilização Social pela Educação foi apresentada em Itaóca, cidade vizinha a Apiaí, com o apoio da InterCement. Conduzida pelo representante do PMSE/MEC, além de voluntários da empresa, a atividade contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, lideranças sociais e professores de Itaóca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário