quinta-feira, 4 de abril de 2013

Guarda Municipal integra Comitê de Mobilização Social pela Educação de Araucária (PR)

Guardas municipais divulgam importância da interação
família-escola em unidades de ensino de Araucária (PR)
O incentivo à interação família-escola-comunidade ganhou reforço na cidade paranaense de Araucária, por meio da colaboração que a Guarda Municipal vem oferecendo às ações desenvolvidas pelo Comitê local de Mobilização Social pela Educação em 2013. Integrantes da Guarda têm visitado as escolas públicas para participar das reuniões com as famílias dos alunos e para dialogar com pais e mães a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos.

A pauta das reuniões ainda conta com esclarecimentos sobre o regimento escolar, os direitos e deveres das famílias dos alunos no tocante à trajetória de estudos de crianças e jovens.

A adesão da Guarda Municipal de Araucária ao Comitê de Mobilização Social de Educação teve início em fevereiro de 2013. A partir da volta às aulas, grupos de integrantes da Guarda têm sido destacados para realizar apresentações em reuniões de pais realizadas em unidades de ensino como a Escola Municipal Senador Marcos Freire e a Escola Municipal Professora Azuréa Busquette Belnoski.

Nessas atividades, os palestrantes distribuem exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e tomam como base o conteúdo da publicação para explicar a importância da interação família-escola.

Parcerias do Comitê de Mobilização de Araucária

Reunião do Comitê de Mobilização Social pela
Educação de Araucária, em março de 2013.
Além da Guarda Municipal, a ações do Comitê de Mobilização Social de Educação de Araucária têm contato com a parceria dos agentes comunitários de saúde que, em sua rotina de aproximação com as famílias, também enfatizam a importância da atenção dispensada aos estudos dos filhos.

A organização das parcerias, a avaliação das ações mais recentes, a definição de metas e a programação do trabalho que o Comitê de Araucária vai desenvolver até o final desse primeiro semestre de 2013, com a finalidade de estimular a interação família-escola-comunidade no município, foram discutidos em reunião do grupo promovida no dia 16 de março, na Biblioteca Municipal Emiliano Perneta.

Ainda nesse encontro, o mobilizador Everton Souza propôs que o Comitê colabore com as ações desenvolvidas na Casa Lar do Campo Redondo. Para isso, o grupo deverá visitar a instituição e conhecer de perto o trabalho da Mãe Social que cuida de 16 crianças e adolescentes com idades entre 1 e 16 anos. A partir dessa visita, o Comitê vai definir a melhor forma de oferecer apoio à educação do público atendido na Casa.

Ainda nesse primeiro semestre, o Comitê programa oferecer atividades de formação de mobilizadores sociais pela educação direcionadas a conselheiros escolares, além de divulgar as ações do grupo aos integrantes do Fórum Municipal de Educação e durante a Conferência Municipal de Educação, evento preparatório para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014.

Nenhum comentário: