Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores em Araucária (PR) |
O fortalecimento das ações de incentivo à interação família-escola e a adesão de mais voluntários para atuar como mobilizadores junto ao Comitê local foram os principais resultados da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação promovida nos dias 18 e 19 de junho em Araucária, no Paraná. A atividade, realizada na Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (Faneesp), contou com exposições conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos.
Durante o evento, a coordenadora do PMSE/MEC enfatizou a importância da Oficina para reforçar o que já vem sendo feito no município paranaense com a finalidade de aproximar pais e educadores, contribuindo para a melhoria do aproveitamento do ensino. “Fazemos uma formação para que se tenham mais multiplicadores. Em Araucária já existe um comitê. Queremos fortalecer as ações e mobilizar a sociedade para envolver as famílias em prol de uma educação de qualidade”, disse Ivanete. A coordenadora também lembrou que educação é compromisso de todos. “É papel do governo investir, mas é preciso que a sociedade tome para si esta questão”, destacou.
Troca de experiências
Além de apresentar as orientações do PMSE, dados da educação no Brasil e em Araucária e exemplos de boas práticas de mobilização da comunidade desenvolvidas em diversas regiões do País, a formação ofereceu espaço para a exposição das ações de estímulo à interação família-escola que já vêm sendo promovidas pelo Comitê de Araucária. Entre as iniciativas dos mobilizadores locais, teve destaque a criação da Semana de Mobilização Social pela Educação, instituída pela Lei nº 2546/2013, sancionada no dia 24 de maio.
Coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Santos, conduziu as exposições da Oficina (foto: Carlos Poly/ACS da Prefeitura de Araucária) |
As ações do Comitê local foram expostas durante a Oficina pelos mobilizadores Everton Oliveira e Suelene Henkel, que relataram também como a atuação dos mobilizadores tem impactado positivamente nas escolas da cidade. Everton, que é auxiliar administrativo e presidente do conselho escolar da Escola Rural Municipal Rui Barbosa, conta que, com o trabalho coletivo da comunidade escolar, a unidade de ensino conseguiu superar em 40% a meta prevista para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Suelene, que é mãe de aluna e membro do Conselho Municipal de Educação, ressaltou a importância da participação dos pais e o seu papel fundamental na educação.
Alunos do Colégio Estadual Lincoln Setembrino apresentaram dramatização sobre a Cartilha |
Para encerrar a atividade de capacitação, alunos do grupo de teatro Colégio Estadual Lincoln Setembrino Coimbra, sob coordenação do professor Tony Veiga, apresentaram dramatização da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.
Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Araucária no site da prefeitura e no blog do Comitê local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário