terça-feira, 2 de julho de 2013

Uruana (GO) mobiliza familiares de alunos em prol da melhoria da Educação

Participantes da Conferência Municipal de Educação em
Uruana (GO)
A importância da participação dos pais no cotidiano escolar tem sido tema de diversas atividades realizadas em Uruana (GO) por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME). Além de famílias de alunos, as ações têm envolvido professores e funcionários de unidades de ensino do município, representantes de Conselho Tutelar e de entidades religiosas, bem como autoridades locais. 

Mobilização Social pela Educação foi um dos temas
discutidos durante a Conferência
A mobilização de diversos setores da sociedade articulada pela SME levou os voluntários de Uruana a participarem, nos dias 17, 18 e 19 de maio, da Conferência Intermunicipal de Educação sediada no município de Goianésia. A atividade foi promovida em preparação para a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) programada para fevereiro de 2014.

Antes da fase interestadual, os mobilizadores uruanenses participaram da II Conferência Municipal de Educação de Uruana, realizada no Salão da Loja Maçônica Bandeirantes, no dia 18 de abril. De acordo com o secretário municipal de Educação, Valdivino José Ferreira, o incentivo à interação família-escola-comunidade foi um dos temas centrais da Conferência. 

Autoridades locais estiveram presentes na Conferência
Municipal de Educação organizada pela SME
“Durante a discussão dos eixos temáticos foi abordada a importância do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), evidenciando a participação dos pais na escola para garantir a eficiência do processo ensino-aprendizagem”, destacou o secretário.

Além do PMSE, a conferência ofereceu espaço para a discussão de temas como o Plano Nacional de Educação (PNE); Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Gestão democrática, participação popular e controle social; Valorização dos profissionais da Educação; entre outros tópicos.

Mobilização em datas comemorativas

Importância da interação família-escola foi enfatizada
durante homenagem ao Dia das Mães
Outra estratégia empregada pela Secretaria Municipal de Educação de Uruana para conscientizar as famílias sobre a importância do acompanhamento escolar tem sido a inserção do tema em festividades referentes a datas comemorativas. Exemplo desse trabalho pôde ser conferido durante o evento em comemoração ao Dia das Mães, realizado nos dias 7, 8 e 9 de maio, que reuniu pais, profissionais da educação e alunos no auditório do Polo Educacional Centro Municipal de Letramento.

Além da homenagem às mães, aproveitando a presença dos familiares e educadores, o secretário de Educação, Valdivino José, e o Diretor do Polo Educacional, Adailton Magalhães Mendes, conversaram com pais e responsáveis sobre como a presença da família no ambiente escolar e o acompanhamento de tarefas escolares pode impactar positivamente no desempenho apresentado pelos alunos.

Segundo o secretário, ações semelhantes também foram desenvolvidas durante festas juninas  na cidade goiana.

Com informações de Valdivino José Ferreira, mobilizador social pela Educação e secretário municipal de Educação de Uruana (GO).

Nenhum comentário: