segunda-feira, 29 de julho de 2013

Escolas de Pindamonhangaba (SP) incentivam participação dos pais e da comunidade

A Escola Municipal Elias Bargis Mathias e a Escola Estadual Professor José Aylton Falcão, localizadas no bairro Jardim Araretama em Pindamonhangaba (SP), têm buscado envolver familiares de alunos e a comunidade local nas atividades propostas pelas unidades de ensino e no cotidiano dos estudantes. Realizadas com o intuito de melhorar o aproveitamento do ensino nas instituições, as ações contam com o apoio dos mobilizadores locais, em especial dos voluntários do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba.

Escola Municipal Elias Bargis Mathias

A divulgação da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é uma das principais estratégias de conscientização sobre a importância da participação dos familiares em ambas as escolas. Na EM Elias Bargis Mathias, a leitura em conjunto da publicação e a reflexão sobre sua mensagem foram incorporadas às reuniões bimestrais com pais e responsáveis. Além da Cartilha, a pauta dos encontros incluem esclarecimentos sobre temas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), informações de projetos desenvolvidos pela escola e orientações sobre como acompanhar tarefas e trabalhos escolares.

Pais, alunos e educadores participaram das "brincadeiras
juninas" na EM Elias Bargis Mathias
O lazer também é instrumento importante para unir pais, educadores e comunidade na EM Elias Bargis Mathias. No dia 22 de junho, a unidade de ensino realizou o Dia das Brincadeiras Juninas, que contou com atividades como oficinas de bandeirinha e de pipa, apresentação de coral dos alunos, quadrilha com participação de alunos, pais, professores e funcionários, entre outras brincadeiras.


"Um peixe beta em minha casa" foi um dos projetos da
escola divulgados no jornalzinho que incentivaram a
participação das famílias
Para divulgar as ações da escola à comunidade, alunos e professores produziram, também no mês de junho, o jornalzinho “Bargis News”. Um dos destaques da edição é a atuação do Conselho Escolar, definido na publicação como “espaço de participação, discussão e encaminhamentos das demandas educacionais, garantindo que toda a comunidade escolar seja envolvida em todas as decisões importantes tomadas pela escola, também favorecendo a integração entre todos em prol do acompanhamento do desempenho escolar”. O jornalzinho traz também a lista dos participantes do Conselho, que é liderado pelas gestoras da unidade de ensino, Ana Lucia Couto Aires e Daniela da Silva Paula, e tem pais de alunos, funcionários e professores entre os conselheiros.

A mobilizadora social pela Educação e coordenadora do GT Educação do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba, Doris Cardoso Prudente Bertolino, enfatizou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão da escola. “Essas ações realizadas pela mobilizadora e gestora Ana Lucia Couto Aires e sua equipe já estão no seu segundo ano e têm colhido resultados positivos. Parabenizo as gestoras pela continuidade do processo”, disse Doris.

Acesse aqui o jornal “Bargis News” e conheça mais projetos desenvolvidos pela escola.

Escola Estadual Professor José Aylton Falcão (CAIC)

Diversos segmentos sociais participaram da reunião na
EE Prof. José Aylton Falcão
Na Escola Estadual Professor José Aylton Falcão, o esforço para melhorar a qualidade da educação e solucionar problemas apresentados pela escola tem unido representantes de diversos segmentos sociais do bairro Jardim Araretama. No dia 10 de junho, a reunião do projeto “Parceria Escola x Comunidade” promovido pela unidade de ensino contou, entre outros, com a presença de professores, pais de alunos, líderes religiosos, representantes do grêmio estudantil, da Diretoria Regional de Ensino, das secretarias municipais de Educação e de Saúde e do projeto OAB Vai à Escola, além de membros do GT Educação do Núcleo de Polícia Comunitária e da Associação de Amigos do Bairro Jardim Araretama.  

Moradores do bairro Jardim Araretama compareceram
ao evento do projeto Parceria Escola x Comunidade
Na oportunidade, a mobilizadora e coordenadora do Núcleo de Polícia Comunitária, Doris Bertolino, parabenizou a iniciativa da direção da escola e destacou a importância da colaboração de todos nessa luta por melhorias para a educação. “Acredito que é desejo de todos os moradores do bairro auxiliar a diretora e sua equipe, e juntos trabalharem para uma escola cada dia melhor. Juntos, somos mais fortes. Juntos, podemos mais e, para a educação melhorar, todos devem participar”, refletiu a mobilizadora.

Nenhum comentário: