quarta-feira, 3 de julho de 2013

Oficina de Formação fortalece atuação de mobilizadores da ArcelorMittal em Cariacica (ES)

Com o intuito de fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade promovidas pelo Projeto MobilizAção – desenvolvido pela unidade da ArcelorMittal em Cariacica (ES) em conjunto com a Prefeitura Municipal – a cidade capixaba recebe, nesta quinta-feira (4), Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada pela ArcelorMittal em parceria com o Ministério da Educação, a atividade de capacitação contará com exposições conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos.

Durante o evento, serão apresentadas as estratégias, os objetivos e a lógica do PMSE, bem como os territórios e públicos que devem ser foco de sua implementação. Fundamentos da interação família-escola-comunidade, dados da educação brasileira e exemplos de práticas exitosas de Mobilização em diversas regiões do Brasil também estão na pauta da Oficina.

Adesão de profissionais da saúde às ações do Projeto MobilizAção

Entre as ações que devem ser fortalecidas a partir da Oficina de Formação de Mobilizadores estão as desenvolvidas por enfermeiros do Programa Saúde da Família e agentes comunitários de Saúde que aderiram recentemente ao Projeto da ArcelorMittal de Cariacica. Os profissionais da Saúde atuam como agentes difusores de informações durante visitas às famílias, e esse apoio possibilita que cada vez mais familiares de alunos sejam sensibilizados sobre a importância do envolvimento de pais e responsáveis no cotidiano escolar dos filhos.

O MobilizAção foi apresentado aos enfermeiros e agentes de Saúde no dia 18 de junho, durante atividade de capacitação sobre a importância da participação da família na trajetória educacional dos filhos, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme).  A capacitação foi ministrada pelas consultoras da Fundação ArcelorMittal Brasil, Eugênia Raizer e Ana Luiza Buratto,  e também contou com a participação de coordenadores dos programas de educação de Cariacica e representantes de escolas do município.

Pai Leitor 

Pais de alunos leem histórias em escolas de Cariacica
O projeto Pai Leitor, que visa aproximar pais e ambiente escolar por meio da leitura, é outra ação dos mobilizadores de Cariacica que deve ser reforçada com a Oficina. A iniciativa leva, a cada semana, um pai para ler histórias ao seu filho e sua turma. Além de gerar orgulho nas crianças, a intenção é mostrar aos pais sua importância no processo de aprendizagem dos filhos.

Mãe de aluno participou do projeto Pai Leitor na EM
São Jorge, em Cariacica
“A vida moderna reduziu os hábitos comuns que os pais tinham com seus filhos, impactando as relações familiares. Nossa intenção é resgatar esse contato, por meio do universo da leitura”, observa Shirley Zaccaro, coordenadora da Escola Municipal São Jorge, localizada em Cariacica.

Shirley destaca, ainda, que o projeto tem beneficiado não só os alunos, mas também os pais. “Nossa comunidade tem um alto índice de analfabetismo entre adultos. O projeto se tornou um incentivo para os pais voltarem a estudar”, comemora.

Serviço 

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Cariacica (ES)

Data: 4 de julho de 2013
Local: ArcelorMittal Cariacica – Rua Leopoldina, 900, Bairro Vasco da Gama – Cariacica (ES)
Horário: 8h às 18h

Com informações de Maria Izabela Di Iório Almeida, analista de Comunicação da Fundação ArcelorMittal Brasil.

Nenhum comentário: