As inscrições para o Concurso Tempos de Escola já chegaram à reta final e as ações de mobilização para sua divulgação nos municípios do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE estão cada vez mais frequentes. O objetivo da premiação, este ano, é sensibilizar os estudantes para a importância da leitura. Para participar, alunos do ensino fundamental 1 e 2, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos – EJA terão que desenvolver redações de diferentes gêneros textuais a partir do tema “A leitura transforma o mundo” (veja mais).
Em Vazante (MG), cada Unidade Gerencial Básica – UGB da Votorantim Metais ficou responsável por duas escolas públicas da região. Os voluntários fizeram a divulgação nessas instituições de ensino, tratando diretamente com alunos e professores. “Como cada escola tem uma necessidade específica, desenvolvemos estratégias que suprissem suas demandas. Para tanto, tomamos cuidado para identificar essas demandas, como a falta de acesso à internet para fazer as inscrições”, contou Aparecida Ferreira Dias, mobilizadora local.
Na Escola Municipal Emílio Alves Rios, localizada na zona rural de Vazante, os voluntários realizaram uma atividade intitulada Piquenique da Leitura. “Os alunos encenaram histórias e recitaram poesias infantis. A ideia era despertar o interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita. A UGB responsável pela divulgação nessa escola levou livros da Biblioteca Municipal para a utilização durante a atividade”, disse.
A mobilizadora também esclareceu dúvidas das diretoras das escolas em relação à inscrição. “Acredito que essa proximidade com as instituições de ensino permitiu uma divulgação mais intensa do concurso e incentivou o aumento no número de inscrições”, comentou.
Na Escola Municipal Emílio Alves Rios, localizada na zona rural de Vazante, os voluntários realizaram uma atividade intitulada Piquenique da Leitura. “Os alunos encenaram histórias e recitaram poesias infantis. A ideia era despertar o interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita. A UGB responsável pela divulgação nessa escola levou livros da Biblioteca Municipal para a utilização durante a atividade”, disse.
A mobilizadora também esclareceu dúvidas das diretoras das escolas em relação à inscrição. “Acredito que essa proximidade com as instituições de ensino permitiu uma divulgação mais intensa do concurso e incentivou o aumento no número de inscrições”, comentou.
João Montenegro, mobilizador de Niquelândia (GO), também ajudou os gestores das escolas locais a esclarecerem dúvidas sobre a inscrição no concurso. Além dessa estratégia, ele resolveu sair das salas de aula, veiculando anúncios nas rádios do município. “Acredito que a estratégia de divulgação nos veículos locais permite uma abrangência maior. Mas não podemos deixar passar as estratégias específicas e, por isso, não deixamos de ir às escolas fazer a divulgação. Também fizemos uma parceria com a Associação de Corredores de Niquelândia, que entregaram o panfleto do concurso na rua”, explicou.
No município de Capão Bonito (SP), os mobilizadores lançaram mão de anúncios nos jornais locais para divulgar o concurso. Além disso, apostaram na divulgação via redes sociais e websites dos veículos da cidade. “Foi uma estratégia nova de mobilização. As pessoas estão começando a se informar mais pelo Facebook. Ao perceber isso, pedimos para que os colaboradores da Unidade compartilhassem em seus perfis as informações sobre a premiação”, contou Michele de Souza, mobilizadora local.
Para auxiliar os gestores escolares que não têm acesso à internet, Michele reuniu alguns voluntários para digitar as redações dos alunos. “Contamos com a ajuda de outros projetos da Unidade de Capão Bonito de inclusão digital e fizemos um mutirão para conseguir que todos possam ter acesso ao concurso.”
Por Luana Costa / Blog Educação
Para auxiliar os gestores escolares que não têm acesso à internet, Michele reuniu alguns voluntários para digitar as redações dos alunos. “Contamos com a ajuda de outros projetos da Unidade de Capão Bonito de inclusão digital e fizemos um mutirão para conseguir que todos possam ter acesso ao concurso.”
Por Luana Costa / Blog Educação
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