quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Bragança (PA) reforça incentivo à interação família-escola-comunidade

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo
representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos
As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade realizadas em Bragança, no Pará, foram reforçadas com a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação promovida no município nos dias 7 e 8 de novembro de 2013. Com a formação, mais voluntários – entre profissionais da Educação, agentes comunitários de Saúde e representantes da Secretaria Municipal de Educação – juntaram-se aos mobilizadores que já vinham desenvolvendo atividades de conscientização das famílias sobre a importância de seu envolvimento no cotidiano escolar, ampliando a Mobilização Social pela Educação na região.

A mobilizadora e representante do PMSE/MEC, Doris
Cardoso, falou sobre a história da Mobilização
Além de mobilizadores de Bragança, o evento de capacitação reuniu representantes dos municípios paraenses de Augusto Corrêa e da 14ª Unidade Regional de Educação (URE) de Capanema. Entre os tópicos abordados, os participantes conheceram as metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), os desafios e avanços da Educação no Brasil e os fundamentos da interação família-escola, e foram orientados a elaborar Plano de Ação a partir das informações recebidas.

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do PMSE no Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos. A atividade contou com a presença, ainda, da mobilizadora e também integrante da equipe do PMSE/MEC, Doris Cardoso Prudente Bertolino, que relatou aos participantes do evento um pouco da história da Mobilização Social pela Educação, que teve início em 2008.
 
Autoridades locais participaram do evento de formação
De acordo com Doris, a formação em Bragança alcançou seus objetivos. “O resultado foi bastante positivo, com um público bastante participativo e interessado. Os participantes destacaram a importância dos conhecimentos e experiências repassados durante a Oficina e da importância da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos como instrumento de conscientização, por ser de fácil manuseio e por conter orientações aos pais, familiares e à sociedade em geral para promover a educação de qualidade”, afirmou a mobilizadora.

Também participaram da atividade o secretário municipal de Educação de Bragança, Robson de Sousa Feitosa; a secretária de Educação de Augusto Corrêa, Osmarina Matos da Cunha; e a professora e vereadora Eliane Matos Leal, representante da 14ª URE de Capanema.

Prioridades

Mobilizadores que integram o Comitê de Bragança
A partir da Oficina de Formação de Mobilizadores, os mobilizadores de Bragança e região definiram prioridades que devem nortear o trabalho dos voluntários em 2014. Durante o evento, teve início a articulação de dois Comitês de Mobilização – um para atuar em Bragança e outro, regionalmente. Entre os públicos prioritários para receber as ações do grupo, estão famílias da zona rural, filhos de pais analfabetos, beneficiários do bolsa-família, bem como familiares atendidos pela Promotoria da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar.

Um comentário:

SEMED Mãe do Rio disse...

Parabéns aos organizadores deste belo evento, acredito sim que, para que haja uma educação de qualidade é necessário esta parceria.