segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mobilizadores da Bahia avaliam ações em Oficina de Formação


Representantes de secretarias de Educação de diversos municípios, da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas e do Ministério Público da Bahia, além de lideranças religiosas, participaram da segunda Oficina de Formação de Mobilizadores promovida na Bahia pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Comitê local de Mobilização Social pela Educação. A atividade foi realizada nos dias 14 e 15 de maio, em Salvador.

O evento teve como objetivo reforçar as ações promovidas no estado referentes ao cumprimento do Plano de Mobilização Social pela Educação. Tais iniciativas vêm sendo empenhadas com a finalidade de sensibilizar as famílias locais para importância da participação na vida escolar dos filhos.

Durante a abertura da Oficina, a representante do Ministério Público da Bahia, promotora Márcia Guedes, apresentou informações sobre a realidade social da educação pública no estado, além de refletir sobre a importância da educação ainda na primeira infância, etapa da formação, como ressaltou, “quando ocorre a formação do caráter do indivíduo”.

A Oficina ofereceu espaço, ainda, para troca de experiências sobre a Mobilização desenvolvida nos municípios baianos. O pastor da igreja Presbiteriana Unidas, da cidade de Canavieiras, Aderbal Oliveira dos Santos, contou que Mobilização Social pela Educação tem revelado nas crianças de sua localidade o cuidado com o meio ambiente e os animais.

A representante da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, Maria de Fátima Carvalhal, destacou que a população estudantil alcançada pela Mobilização Social pela Educação é beneficiada, por conseqüência da boa formação escolar, pela prevenção e solução de problemas relacionados à saúde pública.

O professor Gilvan Quadros, que representou as secretárias de Educação dos municípios de Amargosa e São Miguel das Matas, falou sobre as diversas atividades de Mobilização que vêm sendo desenvolvidas em ambas as cidades.

Conteúdo da Oficina

A assessora especial do ministro da Educação, Fernando Haddad, Linda Goulart, coordenou a capacitação oferecida ao mobilizadores sociais pela educação da Bahia. Ela expôs informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas da região, além do Plano de Ações Articuladas (PAR) e de dados financeiros referentes ao custeio/financiamento do ensino. Linda expôs, ainda, o mapa que pontua os 22 municípios baianos onde ocorre a Mobilização.

Os participantes da Oficina realizada em Salvador - que contou, ainda, com a presença de representantes da Educação pública do estado de Sergipe -, também receberam orientações sobre o uso da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, para o trabalho junto às famílias de alunos das redes públicas.

Com informações de Lélia Andrea Borges dos Santos, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação da Bahia.

Nenhum comentário: