segunda-feira, 19 de setembro de 2011

BH comemora no Parque Municipal o Dia de Mobilização Social pela Educação

Apresentações do Dia de Mobilização
Os municípios de Belo Horizonte (MG), Pindamonhangaba (SP) e Capivari de Baixo (SC), e o estado do Rio Grande do Norte escolheram o dia 19 de setembro, data de aniversário do educador Paulo Freire, para comemorar o Dia ou a Semana Municipal de  Mobilização Social pela Educação. Todos programaram atividades em locais abertos, como praças públicas e entorno das escolas, para chamar a atenção da sociedade em relação à importância da  participação de todos nos esforços para melhorar a qualidade de nossa educação.

Mobilizadores Sociais pela Educação  de BH
Em Belo Horizonte, as comemorações começaram no domingo, dia 18. O comitê de mobilização local programou várias oficinas, peça de teatro, exibição de corais e músicas para movimentar um amplo espaço do Parque Municipal, local onde tradicionalmente muitas famílias vão passear no domingo. Foi uma festa só, atraindo famílias, crianças e curiosos que passavam pelo local e paravam para saber o que estava acontecendo. Uma festa e tanto, mostrando que educação se faz também fora da escola e que para a educação melhorar todos devem participar.

Comitê de Mobilização de BH
Em barracas, voluntários deram oficinas de pintura, desenho e outras atividades artísticas para crianças, enquanto em outras havia corte de cabelo, penteados, aulas de maquiagem. Em uma das barracas um grupo de voluntários explicava aos interessados o que era a Mobilização Social pela Educação e cadastrava os interessados em aderir à mobilização. No palco, grupos se revezavam apresentando músicas e danças.




Para refletir e lembrar Paulo Freire e o significado de eventos como esse:

 “Ah, a rua! Só falam de tirar as crianças da rua.
Para sempre? Eu sonho com as ruas cheias delas.
É perigosa, dizem: violência, drogas...
E nós adultos, quem nos livrará do perigo urbano?
De quem eram as ruas? Da policia e dos bandidos?
Vejo por outro ângulo: um dia devolver a rua
às crianças ou devolver as crianças às ruas;
ficariam, ambas, muito alegres” (Paulo Freire)

Acesse aqui outras imagens do Dia de Mobilização Social pela Educação em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: