Dicas para Secretarias de Educação e educadores
Para celebrar o início do ano letivo de 2012, a equipe de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (MEC) está propondo aos mobilizadores de todo o País que se engajem em ação nacional de incentivo à interação família-escola-comunidade.
Formação de mobilizadores promovida pela SMED de Tabira (PE) |
Sabemos que a escola tem um papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades. Sem o interesse e o apoio dos profissionais da educação, a família não participa. Sendo assim, a participação das Secretarias de Educação e dos educadores nesse movimento é fundamental.
Nossa sugestão é que as Secretarias de Educação e as unidades de ensino conduzam ações específicas junto aos pais e professores nas duas primeiras semanas de aula. Pode-se pensar, por exemplo, em:
- reuniões para tratar exclusivamente sobre a participação da família na escola, ou incluir esse tema em reuniões já programadas;
- exposição de cartazes nos murais das escolas;
- exposição de faixas nos arredores das unidades de ensino; e
- envio de mensagem de boas vindas a todas as famílias, incluindo sugestões para que elas acompanhem a vida escolar dos filhos e sejam parceiras da escola.
Oficina realizada pela Secretaria de Educação de Nova Glória (GO) |
Se você aderir à ideia, pedimos que nos informe as ações que serão realizadas e, depois dos eventos, nos mande fotos e notícias sobre as ações e seus resultados, para publicarmos no site e no blog da Mobilização.
Damos, a seguir, mais sugestões sobre atividades simples que podem ser feitas:
- Acesse a área Materiais de Mobilização no site ou no blog da Mobilização.
- Nessa área, você vai encontrar a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, filipetas (folhetinho), marcadores de página, adesivos, cartazes. Você pode baixar e imprimir qualquer um deles.
- Nesses materiais, principalmente na cartilha e na filipeta, você encontra dicas e frases que pode usar para fazer cartazes e faixas para colocar nos portões, nos muros e nos murais das escolas.
- Nas reuniões, os diretores e professores podem ler e comentar as frases da cartilha e da filipeta.
- Nas mensagens enviadas às famílias, você também pode usar essas frases.
- Se for de seu interesse, peça-nos exemplos de roteiros para peças de teatro, uso da cartilha com os pais, sarau na escola, praça educadora. Teremos todo o prazer em lhes enviar esse material, que nos foi cedido pelo Olhar Cidadão/Instituto Votorantim.
Entre em contato conosco para mais informações: mobilizacaosocial@mec.gov.br
Para a educação melhorar, todos devem participar!
Acesse aqui outras notícias sobre a Campanha de Mobilização Social pela Educação na volta às aulas.
Acesse aqui outras notícias sobre a Campanha de Mobilização Social pela Educação na volta às aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário