terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SME do Rio de Janeiro produz material que orienta pais de alunos a participarem da vida escolar

Com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância do envolvimento na vida escolar dos alunos para a melhoria da qualidade do ensino público, a Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro (RJ) produziu o Guia da Educação em Família. O material inclui versões da publicação direcionadas ao acompanhamento de alunos em fase de alfabetização e da Educação Especial. O conteúdo foi elaborado em conjunto com o Educar para Crescer, movimento sem fins lucrativos apoiado pelo Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil.

Guia da Educação em Família

Clique na imagem para visualizar o Guia
da Educação em Família
A exemplo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, o Guia da Educação em Família apresenta uma série de dicas para que os pais possam participar mais efetivamente da trajetória escolar de crianças e adolescentes. A publicação contém ideias simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência de  renomados profissionais da área no Brasil e no exterior.

Entre outras orientações, o guia explica aos familiares como descobrir se a escola do seu filho oferece uma educação de qualidade, por meio de pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Orienta, ainda, sobre os direitos relacionados à educação e o que os pais podem exigir dos governantes da cidade, além de dar sugestões sobre o que fazer pela educação do seu filho em casa e na escola.

Clique aqui para conhecer o Guia da Educação em Família da SME do Rio de Janeiro.

Educação Especial

Clique na imagem para visualizar o Guia
voltado à Educação Especial
O Guia da Educação em Família – Educação Especial reúne orientações direcionadas a familiares de estudantes da Educação Especial, mostra como funciona a Educação Especial na cidade do Rio de Janeiro e aponta quais são os direitos de uma criança com deficiência. O Guia foi elaborado pela SME/RJ em parceria com o Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) – estabelecimento especializado em Educação Especial, que pertence à rede municipal de ensino do Rio. 

O conteúdo da publicação enfatiza que, na Educação Especial, a atenção dos pais à vida escolar dos filhos é ainda mais importante. “A educação da criança com deficiência não possui um padrão a ser seguido – é preciso analisar sempre cada caso e suas especificidades. Por isso, é necessário que os pais conversem sempre com os professores e apontem as necessidades de seus filhos”, destaca a introdução do Guia.

Clique aqui para conhecer o Guia da Educação em Família direcionado à Educação Especial.

Alfabetização

Clique para visualizar o Guia - Alfabetização
“A melhor forma de ensinar uma criança a ler e escrever é criar em torno dela um ambiente onde ela tenha contato constante com o mundo das letras”. Essa e outras dicas que visam orientar os pais a ajudar na alfabetização das crianças podem ser encontradas no Guia da Educação em Família – Alfabetização, produzido pela SME/RJ em parceria com o movimento Educar para Crescer.

O material reforça também a importância do bom exemplo dos familiares para incentivar hábitos de leitura e escrita, bem como os benefícios da leitura para a formação dos alunos. “Quem lê sempre tem mais repertório, criatividade, senso crítico, vocabulário”, informa o guia.

Valorizar os acertos e mostrar os erros sem repreender é outra orientação destacada pela publicação. “Não pressione, estimule. Sabe o que mais pode ajudar na alfabetização do seu filho? Compreender o ritmo dele”, ressalta o material.

Clique aqui e acesse o Guia da Educação em Família – Alfabetização.

Nenhum comentário: