quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Redenção (CE) planeja interação família-escola comunidade para 2012

Cartaz de divulgação dos Encontros em Redenção
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Redenção, município a 55 quilômetros da capital cearense, Fortaleza, define, neste mês de janeiro, o plano de ação que dará continuidade, em 2012, às atividades realizadas em 2011 com o objetivo de estimular a interação família-escola-comunidade. O planejamento teve início no último mês de dezembro em 18 encontros realizados nas escolas da rede municipal de ensino.

Nessas atividades, promovidas de 1º a 14 de dezembro, famílias, representantes da comunidade escolar, lideranças sociais e profissionais das unidades de ensino receberam orientações sobre a importância da participação dos pais na trajetória de estudos dos filhos e sobre os resultados dessa atenção para a garantia do sucesso escolar. Os participantes dos encontros ainda tomaram conhecimento sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade de ensino e da rede municipal.

A programação dos 18 encontros foi preparada tendo como base as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC). Para promover as reuniões, a Smed/Redenção também contou com a parceria de representantes do Comitê local de Mobilização Social pela Educação e do Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano. Em cada unidade de ensino, um membro do Instituto proferiu palestra sobre o tema Para a Educação Melhorar, Todos devem Participar.

“A palestra foi pautada, ainda, nas competências medidas pela UNESCO que são: Aprender a conhecer, Aprender a viver com os outros, Aprender a fazer e Aprender a ser. Esses pilares têm como objetivo tornar escolas, professores, dirigentes do sistema e estudantes responsáveis pelo desempenho dos alunos”, explica a secretaria de Educação de Redenção, Ana Paula Fonseca Braga.

A coordenadora da área de Mobilização Social pela Educação da Smed/Redenção, Maria da Conceição Mesquita da Silva, conta que o Comitê de Mobilização levou para cada reunião uma apresentação de Dona Clementina, personagem que representa uma mãe comprometida com a educação dos filhos. Ainda durante os encontros, as famílias receberam folders e filipetas com mensagens sobre a importância da interação família-escola-comunidade.

A presença das famílias nas reuniões foi incentivada pela propagação de cada evento nos veículos de comunicação locais, como rádio e jornais, além de faixas e cartazes divulgados pela Smed e o Comitê de Mobilização.

Acesse aqui o relatório com as imagens dos Encontros de Mobilização Social pela Educação em Redenção (CE).

Com informações da secretária municipal de Educação, Ana Paula Fonseca Braga e da coordenadora da área de Mobilização Social pela Educação da Smed/Redenção, Maria da Conceição Mesquita da Silva.

Nenhum comentário: