Atentos aos indicadores da educação em seu município, os membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, comemoram a redução da taxa de analfabetismo da população da cidade com 15 anos ou mais de idade. A taxa, que era de 13,8% em 2000, caiu para 8,3% em 2010, conforme divulgado em novembro de 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A redução de 42% na taxa colocou Parnamirim como o município com a menor percentagem de analfabetismo da população com mais de 15 anos em todo o estado. Durante reunião do Comitê para avaliação das ações do grupo ao final de 2011, os integrantes tomaram conhecimento sobre os números e comemoraram os avanços.
O mobilizador José Jair da Silva ressaltou a contribuição das ações de incentivo à interação família-escola promovidas pelo Comitê local para a melhoria do indicador. “O Comitê de Mobilização de Parnamirim fez sua parte. A equipe trabalhou bastante, em 2010 e em 2011, mobilizando pais, alunos, igrejas e escolas na cidade”, afirmou o integrante do Comitê.
Os 8,3% de analfabetismo em Parnamirim representam menos da metade da média estadual, que é de 18,5%. Por faixa etária, o analfabetismo na cidade, que é a terceira mais populosa do Rio Grande do Norte, é de 2,3% entre 15 e 24 anos; de 7,3% para a faixa entre 24 e 59 anos e de 27,6% para quem tem 60 anos ou mais.
Com informações de José Jair da Silva, membro do Comitê de Mobilização de Parnamirim, e do jornal Diário de Natal (DN) Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário