terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Caruaru (PE) define Campanha de Mobilização pela Educação para 2012

Marca da Campanha de Mobilização em Caruaru
Família, Escola, Sociedade e Comunidade são temas bimestrais da Campanha

Mobilização social como construção compartilhada dos desejos e das ações da educação
é o tema geral da Campanha de Mobilização que o município pernambucano de Caruaru definiu na volta às aulas para nortear o Plano de Ação/2012 voltado ao incentivo à Interação família-escola-comunidade. Escolhido em conjunto por representantes da Gestão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia e membros de conselhos escolares, o tema norteará a pauta da atividade de formação dos professores da rede, programada para os dias 06 e 07 de fevereiro.


A Secretaria de Educação ainda dividiu o tema geral da Campanha em quatro subtemas Educação, Família, Comunidade e Sociedade , que serão desenvolvidos em cada bimestre letivo de 2012. O primeiro momento de divulgação da Campanha aos profissionais da rede ocorreu no dia 25 de janeiro, em reunião dos diretores das escolas municipais.

Para cada um desses períodos de aula, o Plano de Ação/2012 da Mobilização Social pela Educação em Caruaru prevê o foco, os objetivos, as estratégias e os resultados esperados por meio do trabalho coletivo nas escolas.

Primeiro bimestre: Educação

Discutir com os diversos setores da comunidade escolar sobre a contribuição individual de cada um para a construção da escola ideal é uma das estratégias que a Secretaria de Educação orienta que as escolas adotem, no primeiro bimestre, para alcançar, entre outros resultados, a percepção da responsabilidade individual no alcance da qualidade de ensino desejada por todos os envolvidos com a unidade de ensino.

Segundo bimestre: Família


As escolas podem trabalhar sem as famílias? Com esse questionamento exposto em forma de provocação no Plano de Ação, a Secretaria de Educação pretende alcançar, ao final do segundo bimestre, entre outros resultados, que os familiares e profissionais das escolas tenham maior clareza em relação ao papel de cada um no apoio à vida escolar dos alunos.

Terceiro bimestre: Comunidade

No terceiro bimestre, a Secretaria de Educação programa ampliar o espaço de participação da comunidade no cotidiano das atividades escolares. Nesse período, será ressaltada a importância da formação e da atuação do Conselho Escolar, entre outras estratégias.

Quarto bimestre: Sociedade

Para alcançar resultados como maior e melhor participação de segmentos organizados da sociedade em ações que visem contribuir com melhoria da qualidade da educação pública, além de facilitar aos alunos o acesso a informações sobre profissões e carreiras, a Secretaria de Educação de Caruaru vai estimular as escolas do município a desenvolverem, nos dois últimos meses letivos de 2012, estratégias como palestras de representantes de instituições e de profissionais de diversas áreas sobre sua atuação.

Acesse aqui o Plano de Ação/2012 da Mobilização Social pela Educação em Caruaru.

Acesse aqui outras notícias sobre a Campanha de Mobilização Social pela Educação na volta às aulas.

Com informações de Nadja Albuquerque, gerente de ensino da Secretaria de Educação de Caruaru (PE) e mobilizadora social pela Educação.

Nenhum comentário: