quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fundação ArcelorMittal reforça Campanha de Mobilização na volta às aulas

Formação do NUME, Escola Promorar, em João Monlevade
A Fundação ArcelorMittal, parceira do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) desde 2010, também prepara, nesse mês de janeiro, as ações que darão continuidade ao incentivo à interação família-escola-comunidade a partir do início do ano letivo de 2012.  Para o mês de abril desse ano, a Fundação já tem programado o  anúncio da formação do Comitê Gestor que deverá consolidar, no município mineiro de João Monlevade, as parcerias mobilizadas em diversos setores e que se comprometeram em trabalhar pela garantia da qualidade da educação pública local.

“O ano de 2011 marcou o início do Projeto MobilizAção na cidade de João Monlevade em Minas Gerais. O município de 70 mil habitantes possui na Rede Municipal de Ensino sete escolas de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos, que atendem 5.500 alunos. As sete escolas aderiram ao projeto e, ainda em 2011, um amplo trabalho de mobilização social foi iniciado, coordenado pelo projeto Parangolé Arte e Mobilização Social”, explica o consultor da Fundação ArcelorMittal no Projeto MobilizAção, Rodolfo Alexandre Cascão.

Cascão ainda pontua três pilares que sustentam essas ações: o trabalho intersetorial, o protagonismo local e a participação em todos os níveis do projeto. O processo de mobilização funciona como ondas que vão, a partir de pequenos grupos, avançando até atingir coletividades cada vez maiores. “No caso do projeto MobilizAção de João Monlevade, a ideia é que esta onda capture a cidade potencializando-a como ‘cidade educadora’ que valoriza e apóia o esforço das famílias e das escolas para ampliar o patrimônio educacional das crianças e jovens de Monlevade, ressalta.

Como o processo de Mobilização é feito em João Monlevade

Em Monlevade, a primeira onda, ou seja, o Grupo de Referência (GR) está em funcionamento desde abril de 2011, com participação ativa de entidades como Cáritas; Conselho Municipal de Educação; Escola de Pais do Brasil/seccional João Monlevade; Fundação ArcelorMittal Brasil; Fundação Crê-Ser; Parangolé Arte Mobilização; Projeto Florescer; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Assistência Social; Superintendência Regional de Ensino; ArcelorMittal Monlevade.

Duas outras ondas estão se ampliando a partir da primeira. O grupo de parceiros que conta, aproximadamente, com quinze entidades e os Núcleos de Mobilização pela Educação (NUMEs) em formação no entorno de cada uma das sete escolas participantes.
Com o objetivo de sensibilizar todos os atores, foram feitos diagnóstico das escolas e do seu entorno; visitas a entidades com potencial para apoiar o projeto MobilizAção; encontro com gestores, coordenadores, professores e funcionários das escolas; e assembléias de pais e de parceiros. Esse ciclo de atividades envolveu mais de 2 mil pessoas que puderam ter o primeiro contato com os objetivos do projeto MobilizAção.

“Reconhecendo o alcance do Plano de Mobilização pela Educação (PMSE) para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ampliar as oportunidades de desenvolvimento das crianças e jovens brasileiros, a Fundação ArcelorMittal Brasil aderiu ao Plano e, desde 2010, é parceira do Ministério da Educação nesta iniciativa”, destaca o consultor.

Fonte das imagens em gráficos: CASCÃO, Rodolfo Alexandre Inácio.  Fundamentos e Ferramentas em Mobilização Social. Belo Horizonte,s/d.a (Texto em power point cedido pelo autor)

Com informações de Maria Izabela Di Iório Almeida, analista de comunicação da Fundação ArcelorMittal Brasil e mobilizadora social pela educação. 


Acesse aqui  outras notícias sobre a Campanha de Mobilização Social pela Educação na volta às aulas.
 

Nenhum comentário: