Familiares e educadores se reuniram na EM Profa. Telma Aparecida Possato Bonfim |
A Escola Municipal Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim, localizada no município paranaense de Altônia, vem promovendo atividades com o intuito de aproximar famílias e educadores e de conscientizar a comunidade a respeito dos benefícios dessa interação para o aproveitamento do ensino. Exemplo do trabalho de mobilização desenvolvido pela escola pôde ser conferido no dia 15 de fevereiro, quando a unidade de ensino reuniu professores, pais de alunos e lideranças comunitárias, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Escolar e da Associação de Pais e Mestres (APM) em atividade que marcou o início do ano letivo de 2012.
Participantes receberam exemplares da Cartilha |
Durante o evento, as famílias foram apresentadas à Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, que contém orientações sobre como participar de maneira mais efetiva do cotidiano escolar dos alunos. Os familiares receberam, ainda, informativos elaborados pela Secretaria Municipal de Educação sobre o tema.
A importância de incentivar a leitura – dentro e fora da escola – também foi destaque durante a atividade. A orientadora Regina Caetano Faryniuk apresentou o programa Maleta da Leitura, que tem como objetivo fazer com que os pais leiam junto com os filhos e os incentivem, assim, a criar o hábito da leitura de forma prazerosa.
Para encerrar as atividades, a mobilizadora e coordenadora Maria de Lourdes Freitas realizou dinâmica com os participantes com o intuito de reforçar a necessidade da colaboração de todos – em especial, da escola, família e comunidade – para a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede pública. “Esse trabalho está contribuindo para que tenhamos sucesso no objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas do município de Altônia”, afirmou a mobilizadora.
Com informações de Maria de Lourdes Freitas, mobilizadora em Altônia (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário