quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa Comunidade Escola aproxima famílias do ambiente das unidades de ensino em Curitiba

Identidade visual do Programa Comunidade Escola
A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aprendizado terá destaque entre os temas da agenda de 2012 do Programa Comunidade Escola, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, Paraná. Com esse objetivo, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) será divulgado em dois importantes eventos da rede de ensino neste ano.

A primeira exposição sobre a Mobilização Social pela Educação deverá ocorrer nos dias 1º e 2 de junho, durante o VII Seminário e Feira do Empreendedorismo do Programa Comunidade Escola. De 23 a 25 de julho, por sua vez, o PMSE deverá integrar a pauta da Semana de Estudos Pedagógicos ─ Ensino Fundamental e Educação Infantil.

A abordagem sobre o PMSE na agenda do Comunidade Escola ganhou reforço após participação do coordenador geral do Programa, Luciano Martins, no Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade, evento realizado em 2011, em Fortaleza.

Programa Comunidade Escola

Por meio das ações do Programa Comunidade Escola, a SME de Curitiba mantém abertas as unidades de ensino da rede nos finais de semana e horários noturnos para facilitar o acesso da comunidade e das famílias dos alunos a atividades educativas, como a alfabetização de jovens e adultos, além de cursos para geração de renda, como artesanato. O espaço da escola também fica aberto nesses períodos para atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e para promoção da saúde.

Desafio Xeque-Mate, evento do Comunidade Escola

As atividades socioeducativas são gratuitas e desenvolvidas nas salas de aula, quadras esportivas e bibliotecas, além de auditórios e laboratórios de informática. Um grupo formado por representantes da comunidade, da escola e da Prefeitura de Curitiba é responsável pelo planejamento das atividades, de modo a garantir o atendimento dos interesses da comunidade. As oficinas de formação são conduzidas por voluntários, instrutores, servidores municipais e estagiários de graduação.

Além de voluntários individuais, o Programa Comunidade Escola conta com a colaboração de representantes do setor empresarial, de universidades e de instituições do terceiro que disponibilizam, entre outros benefícios, conhecimentos, serviços, tecnologias e doações. Esses colaboradores também podem integrar os comitês locais e participar do planejamento e desenvolvimento das ações do programa, incentivando a participação de seus e funcionários e demais membros de suas redes de relacionamento.

“O Programa Comunidade escola é agradável. Por meio dele, posso participar mais ativamente da vida escolar de minha filha que é aluna da Escola Municipal Foz do Iguaçu. Já faz 10 anos que participo como aluna e agora comecei a trabalhar como voluntária, o que vem me trazendo grande satisfação. Aqui eu aprendo e também ensino”, relata Isabel Fátima Campos, membro da comunidade da Escola Municipal Foz do Iguaçu.

Os interessados em colaborar com o Programa Comunidade Escola podem obter mais informações junto à Unidade Gestora do Programa (UGP), pelo telefone (41) 3350-3156. 

Acesse o site do Programa e saiba mais sobre o Comunidade Escola.

Nenhum comentário: