terça-feira, 27 de março de 2012

Escola de Teresina (PI) mobiliza famílias pela melhoria da qualidade da educação

Interação família-escola é tema de debate
na EM Cel Pedro Borges
Para marcar o início do ano letivo de 2012, a Escola Municipal Coronel Pedro Borges, localizada na zona rural de Teresina (PI), promoveu atividade com o intuito de aproximar familiares, educadores e comunidade. A ação contou com o apoio de mobilizadores sociais pela Educação que atuam na cidade, convidados pela diretora da escola, Conceição Araújo.

Durante o encontro, mobilizadores e profissionais da Educação debateram com os familiares de alunos formas de atuarem em conjunto para contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na oportunidade, foram traçadas, ainda, metas a serem alcançadas por meio da parceria entre escola, família e comunidade. 

Para subsidiar a discussão, o mobilizador e membro da Coordenação de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Teresina, Wilian Batista, apresentou a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuiu exemplares da publicação aos participantes. Wilian também destacou o papel da família e da comunidade no apoio à trajetória educacional de crianças e jovens.

Participantes receberam exemplares da cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
“O interesse pela educação dos filhos é essencial para que as crianças sintam-se estimuladas. É bom que o estudo em casa seja uma extensão da escola, com hábitos de leitura, organização do material e boa alimentação. A escola precisa da família para uma educação de qualidade, os pais são tão importantes quanto os professores e diretores”, ressaltou o mobilizador em sua exposição.

Após a reunião com os pais, a diretora da EM Cel. Pedro Borges, Conceição Araújo, afirma estar mais segura a respeito do comprometimento dos pais. Para Conceição, a participação da família na escola é fundamental. “A escola é boa, os professores são capacitados, mas educar não é fácil, precisamos que todos os responsáveis estejam juntos nesse processo”, ponderou a gestora.

Como resultado do sucesso do encontro, a direção da escola programa novas reuniões com os pais, a serem promovidas bimestralmente.

Com informações de Wilian Batista, mobilizador em Teresina (PI).

Nenhum comentário: