quarta-feira, 14 de março de 2012

Mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos alcança Conceição de Ipanema (MG)

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola para a melhoria do aproveitamento do ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Conceição de Ipanema, em Minas Gerais, tem divulgado nas escolas locais a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A ação, que vem sendo desenvolvida desde fevereiro, já alcançou diversos povoados e unidades de ensino do município.

Apresentação da Cartilha no povoado Alto São Luís, em
Conceição de Ipanema (MG)
Entre as instituições que já receberam atividades de incentivo à interação entre familiares e educadores, no dia 9 de março, a Escola Municipal Vereador João Floriano de Assis, localizada no povoado Alto São Luís, reuniu cerca de 200 pais de alunos para apresentar as orientações da Cartilha. De acordo com o secretário municipal de Educação de Conceição de Ipanema, José Aristides da Silva Gamito, que conduziu as exposições sobre a publicação, a presença do grande número de pais foi resultado de duas semanas de divulgação da atividade em todas as igrejas e reuniões da comunidade.

Além de orientar os pais a participarem de maneira mais efetiva do cotidiano escolar dos alunos, as reuniões promovidas pela Secretaria de Educação nas unidades de ensino da rede pública da cidade têm como objetivo incentivar a criação de conselhos escolares.  Durante o encontro na EM Vereador João Floriano de Assis, os participantes se mostraram entusiasmados com a ideia. “Todos avaliaram a proposta de criação do Conselho Escolar como positiva”, relatou o secretário de Educação.

Ações semelhantes foram realizadas na Escola Municipal Professora Neuza Rodrigues, no dia 3 de março, e na Escola Municipal Presidente Vargas, localizada no povoado de São Barnabé, em 14 de fevereiro. Em ambas as ocasiões, o apoio de líderes comunitários na divulgação dos encontros também garantiu presença significativa dos familiares de alunos.

“A secretaria pretende atingir todo o município com a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em dois meses. Além dos educadores, muitos líderes das comunidades estão apoiando o trabalho”, afirmou o secretário José Aristides. 

Para as próximas semanas, estão programadas atividades de Mobilização no povoado São Geraldo. 

Com informações de José Aristides da Silva Gamito, secretário municipal de Educação e mobilizador em Conceição de Ipanema (MG).

Nenhum comentário: