segunda-feira, 19 de março de 2012

A força da mobilização


“Há um tempo certo para cada coisa: Tempo para nascer, tempo para morrer; tempo para plantar, tempo para colher.”

Queridos mobilizadores e mobilizadoras,

Estou me despedindo da coordenação do Plano de Mobilização Social pela Educação que, na assessoria especial do Ministro da Educação Fernando Haddad e com o trabalho e dedicação de cada um de vocês, foi concebido, desenvolvido e implantado ao longo desses quatro últimos anos.

Muitas foram as conquistas, desde o momento em que se iniciaram as primeiras discussões, no final de 2007 sobre os fundamentos da mobilização, seus instrumentos, suas estratégias de implementação. A força tarefa formada para isso era composta por apenas 13 pessoas – Izabel e Luiz Antônio, representando a CNBB, Carmen e Luiz Alberto, representando o CONIC, Darli, Doris e Pastor Sebastião, representando o CLAI, Maria Lúcia e Kátia, representando o Todos pela Educação, Marilza e Jane, representando a UNESCO, Rafael e eu representando o MEC.

Lançado em maio de 2008 pelo Ministro Fernando Haddad, o PMSE acumulou expressivos resultados, que gostaria de compartilhar aqui:

• 4 mil lideranças locais e regionais mobilizando famílias, escola e comunidade em cerca de 1.500 municípios.
• 102 Oficinas de Formação, capacitando mais de 5.500 mobilizadores.
• Cerca de 140 Lançamentos e Apresentações sobre o PMSE.
• 2,65 milhões de cartilhas impressas e distribuídas pelo MEC.
• 5 milhões impressas e distribuídas por parceiros (empresas, ONG´s, conselhos), Secretarias de Educação e escolas.
• 63 Comitês de Mobilização
• Mais de 50 parcerias com instituições e entidades de diversos segmentos sociais
• Realização do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade

Para além desses números, não dá para mensurar a experiência fartamente documentada no blog e no site da mobilização das ações desenvolvidas pelos mobilizadores em todo o país. São casos e mais casos de ações junto às famílias, nas escolas, nos espaços da comunidade.

Vivi, pessoalmente, intensa emoção ao participar de eventos e oficinas em dezenas de municípios em todas as regiões brasileiras. Pude ver de perto a paixão com que voluntários se entregaram à tarefa de promover a interação família-escola-comunidade. São imagens, sensações, alegrias que permanecerão em minha lembrança e me encherão sempre de orgulho por ter dado uma pequena contribuição para que isso acontecesse.

Há um tempo certo para cada coisa. E, ainda que divididos, em algum momento da vida temos que fazer escolhas, fechar ciclos, começar outros, encarar novos desafios. E de celebrar o que Gonzaguinha cantou tão bem – a beleza de ser um eterno aprendiz. Por essa razão, aceitei o convite da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menucucci, para assumir a chefia de seu gabinete, cargo que passarei a ocupar  a partir de hoje, 19 de março.

Com muito orgulho, deixo aqui no MEC uma equipe competente, coesa, dedicada ao projeto e com plenas condições de levar adiante o compromisso com a mobilização. E que saberá continuar, contando com a dedicação de todos vocês e dos muitos que se juntarão à nossa rede, a tarefa de apoiar os esforços para garantir a cada um dos brasileiros o direito de aprender e de escolher sua trajetória educacional.

A todos, do fundo do meu coração, meu reconhecimento pelo apoio, pelo carinho, pela consideração com que sempre me trataram.

Muito obrigada

Linda





Nenhum comentário: