segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Capivari de Baixo (SC) leva mobilização aos bairros


A Mobilização Social pela Educação ganha reforço em Capivari de Baixo, no estado de Santa Catarina, por meio das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Cidade da Educação. A iniciativa amplia as atividades propostas e discutidas com a sociedade local em Oficinas de Capacitação de Mobilizadores, eventos realizados com o objetivo de expor o Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC).

Como relata o secretário municipal de Educação de Capivari de Baixo, José Wanderley Araújo da Rosa, os mobilizadores locais vêm promovendo reuniões com as famílias nos bairros. Nesses encontros, são formados Comitês de Mobilização para que as ações tenham continuidade nas comunidades.

“Cerca de 80 lideranças comunitárias estão mobilizadas em comitês que atuam em quatro bairros. Os encontros são importantes porque, além de promoverem a integração dos pais às atividades da escola, também organizam a comunidade para discutir, coletivamente, projetos educativos a serem desenvolvidos para toda a comunidade,” explica José Wanderley.

No bairro Santo André, o presidente da Associação de Moradores, Reginaldo Martins, avalia o reflexo das ações do Comitê. “Através da Mobilização Social pela Educação e estimulados pela Secretaria de Educação, nossa comunidade formou o comitê e hoje discute projetos direcionados a melhoria da educação que nossos filhos recebem”, pondera.

Em 26 de novembro de 2009, integrantes do Comitê de Mobilização estiveram reunidos com as lideranças do bairro 3 de maio para deliberar sobre as formas de incentivo ao acompanhamento, por parte das famílias, na vida escolar dos filhos. Durante a atividade, foi destacada a importância desse comportamento para o alcance de melhorias na qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas da região. Participaram do encontro representantes do Clube 3 de Maio, da direção do Centro de Educação Infantil do bairro e da Agremiação Esportiva, além de vereadores, membros do Conselho da Igreja Católica e catequistas.

Oficinas Capacitação de Mobilizadores

Em 2009, aproximadamente 100 representantes de secretarias de educação e de prefeituras de cidades catarinenses que compõem a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) estiveram presentes nas Oficinas de Capacitação de Mobilizadores realizadas em Capivari de Baixo e Gravatal. Os eventos foram realizados sob iniciativa dos governos locais e contaram com a participação da assessora especial do ministro da Educação Fernando Haddad, Linda Goulart, que expôs informações pertinentes aos programas e às ações direcionados ao ensino público no País. Ela ofereceu, ainda, orientações e conduziu debates sobre as possibilidades de mobilização nos municípios.

Cerca de 60 representantes dos municípios de Tubarão, Imbituba, Imaruí, Sangão, Jaguaruna, Pedras Grandes participaram da Oficina realizada nos dias 26 e 27 de outubro de 2009, em Capivari de Baixo.

Na seqüência, nos dias 27 e 28 de outubro, cerca de 40 representantes dos municípios de São Martinho, Armazém, São Ludgero, Grão Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima participaram de outra Oficina realizada em Gravatal.

Nenhum comentário: