segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

REDES DE APRENDIZAGEM


A publicação Redes de Aprendizagem apresenta os resultados de um estudo
realizado em 37 redes municipais selecionadas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias.

Representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos 5.564 municípios brasileiros, essas 37 redes têm na valorização social da educação e da aprendizagem o sentido e a meta de seu trabalho. O estudo foi feito em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ressalta boas práticas que garantem o direito de aprender.

Para entender os motivos do sucesso dessas redes, foram entrevistados dirigentes municipais de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e conselheiros. Cada um deles apontou as razões que acreditam ter sido importantes para a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas municipais.

Foram identificados, assim, 10 ações e práticas articuladas presentes na maioria das redes selecionadas. São elas:

• Foco na aprendizagem
• Consciência e prática de rede
• Planejamento
• Avaliação
• Perfil do professor
• Formação do corpo docente
• Valorização da leitura
• Atenção individual ao aluno
• Atividades complementares
• Formação de parcerias

Além dos fatores acima, a pesquisa identificou outras 07 práticas consideradas importantes, aplicadas pelas redes pesquisadas:

• Acesso à educação infantil
• Interação com as famílias e a comunidade
• Prática por projetos
• Respeito ao tempo escolar
• Infraestrutura
• Perfil e papel da direção escolar
• Plano de carreira, cargos e salários

Os sistemas municipais foram classificados segundo o chamado Indicador de Efeito das Redes Municipais (IERM_Ideb). As redes com maior valor de IERM_Ideb não são necessariamente as com maior Ideb, mas sim as que agregam mais ao conhecimento e fluxo dos seus alunos, em comparação às demais redes de perfil socioeconômico semelhante.

Foram consideradas para o estudo aquelas que se destacaram positivamente na
média, considerando as diferenças socioeconômicas dos alunos, de suas famílias e do município em que estão inseridas. As redes selecionadas tiveram classificação até 200 no Indicador de Efeito Redes Municipais (IERM_Ideb) e Ideb (2005) maior ou igual a 4, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A publicação está disponível em:
http://www.unicef.org/brazil/pt/Redes_de_aprendizagem.pdf

Com informações de Andrea Abrao Paes Leme


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