segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Conselhos tutelares aderem à mobilização


É intensa a manifestação dos conselhos tutelares em resposta ao convite do Ministério da Educação (MEC) para integrar a Mobilização Social pela Educação. Mais de 100 representantes desses órgãos preencheram, até esta segunda-feira (11), o Formulário de Inscrição do Mobilizador, o que corresponde à adesão de mais de 80 conselhos tutelares às atividades, desenvolvidas em diversas localidades do País, para o envolvimento das famílias em ações que busquem garantir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas do Brasil.

Anexado à carta convite – cuja mensagem conclamou os representantes desses órgãos a participarem das ações de sensibilização das famílias para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos – o formulário foi enviado pelo (MEC), por correspondência, a Conselhos Tutelares de todo o Brasil. O instrumento é disponibilizado, ainda, no Blog da Mobilização Social pela Educação.

Além de documentar sua adesão como mobilizador e, desse modo, oficializar o compromisso e a inserção do conselho tutelar entre os parceiros da Mobilização, os conselheiros têm manifestado, por meio dos comentários registrados no Blog da Mobilização, o reconhecimento sobre a importância do envolvimento das famílias na trajetória escolar dos filhos e o conseqüente reflexo desse comportamento para a garantia de qualidade na educação e de cidadania para os estudantes.

“O Conselho Tutelar de Herval d’Oeste, em Santa Catarina, acredita que esta mobilização é mais uma ferramenta que poderá ser utilizada em seus atendimentos. Acreditamos que é necessário que a escola ‘traga’ os pais para dentro da escola em ciclos de reuniões e palestras com os pais e filhos. Estamos juntos nessa parceria”, afirma o conselheiro Ediles Drey de Giacometi.

“Acredito que, se trabalharmos em rede - escola, gestores, conselho tutelar e comunidade civil -, podemos buscar resolver os problemas da evasão e infrequência escolares”, pondera a conselheira tutelar de São João do Polêsine, Márcia de Fátima Baggiotto Rambo.

Clique aqui e confira os outros comentários postados pelos conselheiros tutelares no Blog da Mobilização:

Leia mais no site da Mobilização:
Conselhos Tutelares recebem convite do MEC para Mobilização

Nenhum comentário: