quarta-feira, 12 de maio de 2010

Interação escola-família: subsídios para práticas escolares



Leitura obrigatória para todos que se interessam pelo tema interação escola-família, o livro é uma publicação da UNESCO e apresenta um estudo sobre iniciativas adotadas em alguns municípios brasileiros para promover maior aproximação entre as escolas e as famílias dos estudantes.

O estudo elege como prioridade, dentre tantas funções importantes, que a aproximação das escolas e das famílias pode ter a recuperação da singularidade do aluno visto no seu contexto mais amplo, impactando no desempenho escolar de crianças e jovens. Foi possível perceber claramente que, quando a escola melhora seu conhecimento e compreensão sobre os alunos, sua capacidade de comunicação e adequação das estratégias didáticas aumenta e, em consequência, aumentam as chances de um trabalho escolar bem-sucedido.

Nesse sentido, a conquista da participação das famílias na vida escolar dos alunos deve ser vista como parte constituinte do trabalho de planejamento educacional. Espera-se que esta publicação possa contribuir com os profissionais de educação no Brasil para que consigam cumprir o desafio assumido em Dacar de oferecer uma educação de qualidade para todos.

O livro é uma publicação da Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações.
O acesso à publicação pode ser feito por meio do Download Gratuito ou de Distribuição Institucional. Clique aqui para saber como adquirir.

Leia mais:
Interação Escola-Família é tema de pesquisa UNESCO/MEC

Nenhum comentário: