quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rio de Janeiro recebe Oficina de Formação de Mobilizadores



Lideranças sociais do estado do Rio de Janeiro estiveram reunidas nos dias 17 e 18 de maio, na capital fluminense, para participar da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Comitê local de Mobilização, no hotel Everest.

Mais de 90 participantes, entre pais, conselheiros tutelares, professores, gestores, líderes comunitários e religiosos, vereadores, membros de associações religiosas, de comitês de cidadania e da pastoral da educação acompanharam a programação da Oficina. Além da capital, estiveram representados no evento os municípios de Volta Redonda, Três Rios, Maricá, Campos dos Goytacazes, São Fidelis, São João da Barra, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, São Gonçalo e Valença. O estado do Espírito Santo também foi representado por mobilizadores da cidade de Mimoso do Sul.

A atividade de abertura da oficina contou com a presença do vereador do Rio de Janeiro, Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara. As exposições da programação do primeiro dia de Oficina foram conduzidas pela assessora especial do Ministro da Educação e coordenadora das ações do Plano de Mobilização Social, Linda Goulart. O segundo dia de atividades foi coordenado pelo consultor MEC/OEI, Sérgio Maia.

A realização da Oficina teve como objetivo oferecer orientação aos mobilizadores do estado para a promoção de ações direcionadas à conscientização das famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Na etapa de conclusão do evento, os participantes realizaram, em grupos, o planejamento das atividades de mobilização que deverão continuar promovendo no estado. Os Planos de Ação tomaram como base as metas prioritárias previstas no Plano de Mobilização Social pela Educação.

Entre as ações programadas, consta a formação de novos comitês de mobilização que deverão atuar em conjunto com os já existentes no estado, de modo a reforçar as iniciativas implementadas na região em prol da garantia do direito de aprender a todos os estudantes.

O desafio dos mobilizadores sociais pela educação do Rio de Janeiro é contribuir com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) das escolas públicas da capital e de todo o estado.


Nenhum comentário: