quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Secretaria de Educação de Roraima incentiva interação família-escola

Estimular os gestores da educação pública a promoverem ações que ampliem a interação família-escola-comunidade foi um dos objetivos da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento promovido em Boa Vista, nos dias 25 e 26 de agosto, pela Secretaria estadual de Educação, Cultura e Desporto de Roraima (SECD/RR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A partir das ações planejadas durante a Oficina e que serão realizadas pelos participantes do evento, a SECD pretende impulsionar a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas de todo o estado.

Participantes da Oficina
Realizada no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima, a Oficina contou, entre outras autoridades, com a participação do governador em exercício, Francisco Rodrigues; da secretaria de estado da Educação Cultura e Desporto, Lenir Rodrigues Luitgards Moura; da representante do Fórum Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum/DCA), Edileuza Faria Rodrigues; e do secretário Municipal de Educação de Rorainópolis e representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RR), Ibanês Roque Zenatti.

“Uma nação só cresce através da educação”, ponderou o governador, citando, ainda, a frase “O importante da Educação não é formar apenas para o mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar”, de José Arthur Giannotti, para salientar a importância da participação e do apoio da sociedade, do governo e das famílias dos estudantes para a garantia da aprendizagem.

Lenir Rodrigues Luitgards Moura iniciou as exposições da Oficina expondo o desempenho da Rede Estadual de Ensino registrado por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil. Ela também pontuou os avanços e os desafios referentes à educação em Roraima.

A Oficina foi direcionada a agentes comunitários de saúde, lideranças sociais e religiosas, conselheiros tutelares, famílias de alunos, educadores, gestores escolares e secretários de Educação, além de representantes do Ministério Público e da Assembleia Legislativa, que devem atuar como Mobilizadores Sociais pela Educação no estado.


Formação de Mobilizadores

O representante do MEC, Sérgio Maia, conduziu a Oficina
As exposições da Oficina referentes à capacitação dos mobilizadores foram conduzidas pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia. Entre outras informações, o palestrante demonstrou aos participantes do evento a importância do envolvimento de segmentos organizados da sociedade em ações que colaborem com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Destacou, do mesmo modo, a papel da família no acompanhamento da trajetória de estudos dos filhos e os reflexos dessa atitude para a melhoria do desempenho escolar.

Para que os roraimenses incentivem a sociedade e as famílias a promoverem a Mobilização Social pela Educação nas escolas do estado e dos municípios, Sérgio Maia orientou que os mobilizadores tomem conhecimento sobre a realidade do ensino público local e, posteriormente, priorizem as escolas com menor Ideb para o alcance de suas ações.

Ainda para nortear as ações dos mobilizadores, o palestrante forneceu dados sobre a Educação no Brasil e em Roraima, além de informações sobre os principais programas e ações do poder público de apoio ao desenvolvimento da Educação.

Sérgio Maia também incitou os mobilizadores de Roraima a trabalharem em prol da instituição, em Lei, do Dia e da Semana de Mobilização Social pela Educação. Ele ainda orientou os participantes da Oficina a organizarem sua atuação em comitês de mobilização.

No segundo dia de Oficina, a secretária Lenir Rodrigues Luitgards Moura convocou os gestores escolares para a formação de comitês de mobilização nas unidades de ensino. Ela também reforçou a necessidade dos educadores, do poder público e da sociedade organizada serem protagonistas da Mobilização Social pela Educação em todo o estado de Roraima.

A programação da Oficina contou com várias atividades culturais apresentadas por alunos das escolas públicas. Participaram da Oficina, ainda, a secretária adjunta da SECD, Georgia Briglia, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Política Educacionais (DEPE/SECD), Leandro Pereira da Silva.

Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Boa Vista (RR) no relatório preparado pela equipe de sistematização do evento.

Acesse aqui outras imagens do evento na Galeria de  Fotos do site da Mobilização.

Nenhum comentário: