terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novos mobilizadores em BH definem estratégias para atuar em comunidades

Novos mobilizadores, a maioria ligada a programas do Fundo Cristão para Crianças, participaram, nos dias 19 e 20 de setembro, na capital mineira, de Oficina de  Capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação, atividade promovida  pelo Fundo Cristão, com o apoio do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). A formação faz parte da programação do Dia de Mobilização Social pela Educação, que tem sido comemorado com diversas iniciativas,  desde a semana passada, em vários bairros da cidade.

Lideranças que atuam junto a comunidades de Belo Horizonte e dos municípios vizinhos de Vespasiano, Betim  e Sete Lagoas, além de estudantes dos cursos de pedagogia e licenciatura do UniBH, atualizaram-se sobre as principais informações relacionadas à educação e ao controle social sobre as ações governamentais direcionadas ao ensino público. Parte importante do trabalho de formação  foi conhecer e acessar os diversos sistemas de informação disponíveis nos portais do MEC e do FNDE, acessados a partir do Blog da Mobilização.

Ao final, divididos em grupos, os participantes da Oficina elaboraram planos de ação específicos para mobilizar os públicos com os quais interagem em prol do direito de aprender de todos os brasileiros. O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte, que articulou a oficina, liderou as conclusões do trabalho, propondo os próximos passos para integrar os novos mobilizadores às estratégias globais a serem implementadas nos próximos meses.

Nenhum comentário: