segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Icatu (MA) integra municípios da região em evento de formação de mobilizadores

Representantes dos municípios participantes da Oficina.
Tomar como base as orientações recebidas durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Icatu (MA) para conduzir o trabalho em prol da melhoria da qualidade do ensino na região é o principal compromisso exposto pelos representantes dos municípios convidados para essa atividade de capacitação. A Oficina foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Empreendedorismo, Desporto e Lazer de Icatu, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), nos dias 14 e 15 de setembro.

Realizada no templo da igreja Assembléia de Deus de Icatu, a Oficina contou com a participação de educadores, gestores da Educação e demais autoridades do município sede, além de representantes das cidades de Rosário, Bacabeira,Humberto de Campos e Barreirinhas.

A secretária municipal de Educação de Rosário, Lúcia Helena d’Eça, destacou a atitude, por parte da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Icatu em promover o evento com a preocupação de colaborar com a melhoria da qualidade do ensino regional. A secretaria adjunta de Educação do município de Bacabeira, por sua vez, enfatizou a importância da capacitação recebida na Oficina para orientar a atuação dos mobilizadores que vão estimular a interação família-escola-comunidade na região.

Ter as famílias dos estudantes como foco da Mobilização Social pela Educação e incentivar a participação dos responsáveis pelos alunos na trajetória de estudos dos filhos foi a abordagem da Oficina que mais chamou a atenção da coordenadora pedagógica, Rosilete Portugal, representante do município de Humberto de Campos.

Barreirinhas foi o município vizinho a Icatu que encaminhou o maior número de representantes para a Oficina. O grupo de 12 educadores daquela cidade foi liderado pela coordenadora pedagógica, Edna Maria, que ressaltou a importância da capacitação recebida durante o evento para o planejamento das ações de envolvimento da sociedade, dos educadores e das famílias, em iniciativas voltadas à melhoria do ensino público.

Sérgio Maia, José Júnior e Lúcia Vidal.
A secretária adjunta de Educação de Icatu, Lúcia Fátima Andrade Vidal, lembrou o empenho, por parte do secretário Municipal de Educação, José Errol Flynn Oliveira Júnior, e o apoio por parte do Prefeito, Juarez Lima, para a realização da Oficina. 

“Por meio dessa atividade de formação, a gestão do ensino municipal pretende sensibilizar os integrantes de segmentos organizados em Icatu para que incorporem a Educação como valor social e que, através de suas ações, participem do processo de melhoria da qualidade da educação no município. Esperamos, da mesma forma, que os mobilizadores participantes da Oficina repassem as informações do evento em suas comunidades e instituições onde atuam”, explicou Lúcia Vidal.

Prefeito da Icatu, Juarez Lima.
A formação oferecida durante os dois dias de Oficina foi conduzida pelo representante do Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia. A programação do evento foi encerrada com a palestra do prefeito de Icatu, Juarez Lima, sobre “Sistema Operacional Integral”, método de trabalho difundido por Ken Wilber. Nesse contexto, como explicou o prefeito, as secretarias do município vêm promovendo a interação entre os trabalhos desenvolvidos em cada pasta, o que deverá ser feito, também, em relação à Mobilização Social pela Educação.
 
Leia mais:

Nenhum comentário: