Foto: Fabiana Carvalho |
O Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação foi discutido nesta sexta-feira, 30 de setembro, no III Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, evento realizado em Brasília, desde a terça-feira (27). Durante a apresentação, a coordenadora do PMSE, Linda Goulart, e o mobilizador e membro do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro, David Arsênio, desafiaram os participantes a se perguntar que papel deveriam desempenhar para promover a interação família-escola-comunidade.
Em suas intervenções, destacaram o papel importante que o Conselho Escolar pode e deve representar, não apenas exercendo o controle sobre a gestão da escola, mas, também, contribuindo com ações que ajudem a melhorar o desempenho de seus alunos. Ressaltaram, ainda, que esse protagonismo passa pela forte parceria que deve existir entre as famílias e a escola.
Linda Goulart lembrou que mais de 40% dos alunos da educação básica de escolas públicas são filhos de beneficiários do Programa Bolsa Família, vindos, portanto, de situação de pobreza e vulnerabilidade social. "São meninos e jovens que, muitas vezes, estavam fora da escola e estão tendo a oportunidade de estudar. Seus pais têm escolaridade baixa e não costumam frequentar a escola, participar de reuniões, conversar com os professores. Muitas vezes, esses pais têm lembranças ruins de seus tempos de escola", ponderou Linda Goulart.
A palestrante ainda acrescentou que os membros do Conselho Escolar têm que estar atentos a essa realidade e procurar tratar as famílias sem discriminação, tendo um olhar especial para esses pais e suas necessidades, evitando dialogar apenas com pais e mães que têm presença mais ativa na vida escolar dos filhos.
David Arcênio, por sua vez, expôs exemplos de como o Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro tem atuado voluntariamente junto a escolas e famílias de diversos municípios do estado, apresentando o conteúdo da cartilha "Acompanhem a vida Escolar de seus Filhos", incentivando as secretarias municipais de Educação e escolas das redes públicas a promover a aproximação com famílias e comunidades. "Todos ganham com isso, mas ganha em especial o país, porque a educação melhora quando a sociedade participa e assume sua parte na responsabilidade social de promover educação de qualidade em nossas escolas".
Em suas intervenções, destacaram o papel importante que o Conselho Escolar pode e deve representar, não apenas exercendo o controle sobre a gestão da escola, mas, também, contribuindo com ações que ajudem a melhorar o desempenho de seus alunos. Ressaltaram, ainda, que esse protagonismo passa pela forte parceria que deve existir entre as famílias e a escola.
Linda Goulart lembrou que mais de 40% dos alunos da educação básica de escolas públicas são filhos de beneficiários do Programa Bolsa Família, vindos, portanto, de situação de pobreza e vulnerabilidade social. "São meninos e jovens que, muitas vezes, estavam fora da escola e estão tendo a oportunidade de estudar. Seus pais têm escolaridade baixa e não costumam frequentar a escola, participar de reuniões, conversar com os professores. Muitas vezes, esses pais têm lembranças ruins de seus tempos de escola", ponderou Linda Goulart.
A palestrante ainda acrescentou que os membros do Conselho Escolar têm que estar atentos a essa realidade e procurar tratar as famílias sem discriminação, tendo um olhar especial para esses pais e suas necessidades, evitando dialogar apenas com pais e mães que têm presença mais ativa na vida escolar dos filhos.
David Arcênio, por sua vez, expôs exemplos de como o Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro tem atuado voluntariamente junto a escolas e famílias de diversos municípios do estado, apresentando o conteúdo da cartilha "Acompanhem a vida Escolar de seus Filhos", incentivando as secretarias municipais de Educação e escolas das redes públicas a promover a aproximação com famílias e comunidades. "Todos ganham com isso, mas ganha em especial o país, porque a educação melhora quando a sociedade participa e assume sua parte na responsabilidade social de promover educação de qualidade em nossas escolas".
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