terça-feira, 8 de novembro de 2011

Governador Nunes Freire (MA) mobiliza famílias e educadores pela melhoria da Educação

As ações desenvolvidas em Governador Nunes Freire (MA) com o intuito de aproximar escola, família e comunidade foram destaque no I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação, evento promovido em outubro, em Fortaleza (CE). Conduzida pela secretária municipal de Educação de Nunes Freire, Ulenira Batista Ribeiro da Silva, a apresentação das boas práticas de Mobilização empreendidas na cidade maranhense integrou o Painel “Experiências de Interação Família-Escola-Comunidade”, atividade realizada na tarde do dia 13 de outubro.

Ulenira Batista, secretária de Educação de Gov. Nunes Freire
Ulenira Batista iniciou sua exposição apontando que as ações de conscientização da comunidade a respeito da importância da interação família-escola vinham sendo apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire (SME) desde 2009, como reação a inúmeros relatos de professores e gestores sobre a ausência da participação das famílias na vida escolar dos alunos. Essas ações foram reforçadas quando os mobilizadores nunesfreirenses tomaram conhecimento, em 2011, sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação, a partir do blog e do site da Mobilização.

A secretária de Educação enfatizou que a mobilização em Governador Nunes Freire também resulta de parcerias entre representantes de diversos segmentos sociais, como líderes comunitários e religiosos, profissionais da Educação, membros do Sindicato dos Trabalhadores e do Sindicato de Professores (SIMPROESEMA), entre outros. Ulenira destacou, ainda, a atuação dos agentes comunitários de saúde. “Os agentes de saúde foram incansáveis em todas as ações da mobilização”, afirmou.

Entre as estratégias para a sensibilização da comunidade, Ulenira Batista relatou que a SME procurou atuar como mediadora entre educadores e familiares, ouvindo reclamações e sugestões de ambas as partes para, então, promover a aproximação entre elas. Para tanto, vêm sendo promovidas reuniões com as famílias nas unidades de ensino, abrindo espaço para que os pais e responsáveis pelos alunos esclareçam dúvidas e debatam  com os educadores maneiras de participar mais efetivamente do cotidiano de estudos dos filhos.

Visitas às casas dos alunos, inclusive na zona rural, têm sido outra estratégia bem sucedida de mobilização. “Com o objetivo de vivenciar o dia a dia das famílias, identificar o contexto social em que estão inseridas e conhecer os problemas que os assolam e que são sempre usados nos discursos dos familiares que tentam justificar suas ausências na vida escolar dos filhos, a visita domiciliar se tornou uma das ações mais importantes e comoventes da campanha”, afirmou a secretária.

Ulenira destacou os avanços da Mobilização no município
Para que as famílias  visitadas não se esquecessem da mensagem levada pelos mobilizadores, foram afixados em locais estratégicos da casa – por exemplo, ao lado da televisão, no espaço em que mais se reuniam para conversar, entre outros – cartazes com orientações aos pais sobre como acompanhar a trajetória escolar dos filhos.

Além dos cartazes, nas atividades desenvolvidas em Governador Nunes Freire, os mobilizadores utilizaram uma série de materiais produzidos com o intuito de divulgar a Mobilização Social pela Educação e de conscientizar a comunidade sobre a interação família-escola. Outdoors, banners, calendários, camisetas, faixas, folders, além de divulgação em carro de som foram alguns dos recursos utilizados. A importância da interação família-escola-comunidade foi tema, ainda, do programa de rádio “Educação para todos”, realizado semanalmente.

Em agosto de 2011, a cidade realizou, em parceria com o Ministério da Educação, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, que reuniu também representantes de outros municípios maranhenses das regiões do Baixo e Alto Turi. Por iniciativa própria, a SME de Governador Nunes Freire havia promovido, em abril, evento de formação direcionado aos mobilizadores locais, a partir de orientações encontradas no blog e no site da Mobilização.

Durante a Oficina realizada em agosto, além de definir o plano de ação que vem sendo implementado na cidade desde então, foi anunciada também a instalação do Comitê de Mobilização de Governador Nunes Freire. 

Confira abaixo a composição do Comitê:
  • Adriana Patrícia Muniz – Professora – munizpatricia@gmail.com 
  • Ana Cleide Sousa Silva – Coordenadora Pedagógica – anacleidessoesa@hotmail.com 
  • Anna Maria Ramalho da Silva - Conselho Municipal da Educação - annaramalho_01@hotmail.com
  • Cicera Fernandes – Escola Ativa 
  • Cleunice O. da Silva – Igreja Adventista – cleonicedeoliveiradasilva@hotmail.com 
  • Denilson pimenta Oliveira – UNBES – davy.morcegão@hotmail.com 
  • Edson Moraes dos Santos – UNBES 
  • Eliúde Fonseca Candeira – Assembleia de Deus – eliudefonseca@hotmail.com 
  • Elizabete Brito de Oliveira – Igreja Católica 
  • Erislene de Oliveira Holanda – Coordenadora do Mais Educação – fernanda.erislene@hotmail.com 
  • Eronildes Ramos da Silva – Assembleia de Deus – era.rames10@hotmail.com 
  • José Ribamar Oliveira – Pe. Igreja Católica 
  • Leudina Alves de Sousa – Gestora escolar 
  • Maria Celma Sousa Silva – Coordenadora Pedagógica – ceu_ma@live.com 
  • Maria Elenilda de Araujo Silva – Professora – elenilda.benjamin@hotmail.com 
  • Maria José Siqueira Vasconcelos – Professora – zezenanasiqueira@hotmail.com 
  • Maria Lucia Soares – Gestora 
  • Marilia Danielle A. M. Aroucha – Igreja Batista – marillia.daniele@hotmail.com 
  • Máximo Verde – Pe. Igreja Católica 
  • Romildo Morbek – Igreja Adventista do 7º Dia – rmorbeck@hotmail.com 
  • Silvinha Vieira Nascimento – Coordenadora zona rural – ivo-leonardo@hotmail.com


    Acesse aqui as imagens dos painéis expostos pelas secretarias municipais de educação, por mobilizadores e membros de Comitês de Mobilização. Imagens: Maisa Cardoso
    Acesse aqui  mais imagens sobre o Seminário.
    Acesse aqui as imagens dos estandes de parceiros e realizadores do Seminário.
    Imagens desse texto do Seminário e dos estandes: Chico Gadelha 

Um comentário:

Jarivânio Alencar disse...

Tenho orgulho de estar presente num projeto tão importante quanto esse levantado pelo nosso município.

Parabéns Ulenira!!

Já "plagiei" em meu blog.

www.jarivanio.com