segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MA: secretarias de Educação do Baixo e Alto Turi reforçam incentivo à interação família-escola

Divulgar o Ideb das escolas de Governador Nunes Freire; formar comitês de Mobilização nas escolas; instalar e fortalecer os conselhos escolares; criar programa de rádio voltado para a Mobilização Social pela Educação; divulgar na frente das residências dos mobilizadores cartazes com os dizeres “Eu sou um mobilizador social pela Educação”; zelar pelo cumprimento da carga horária diária de aula; manter as visitas às casas das famílias dos alunos e buscar parceria com lideranças religiosas que compartilham dos ideais da Mobilização. Essas são algumas das estratégias do Plano de Ação elaborado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Governador Nunes Freire, Maranhão, nos dias 10 e 11 de agosto.

Além de Governador Nunes Freire, as estratégias de Mobilização das famílias e da comunidade devem ser estendidas aos outros municípios da região do Baixo e Alto Turi, que também estiveram representados no evento de formação. Realizada em parceria pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Municipal de Educação  da cidade sede da Oficina, a atividade contou com a presença de gestores municipais de Educação e educadores, além de representantes de conselhos municipais de Educação, instituições religiosas e outros segmentos sociais.

Membros do Comitê de Mobilização de Governador Nunes Freire
Para reforçar as ações que vêm sendo desenvolvidas pelos mobilizadores de Governador Nunes Freire com o objetivo de estimular a interação família-escola e ampliá-las a toda a região, durante a Oficina, os participantes receberam informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e sugestões de como aplicá-lo junto à comunidade. A atividade marcou também a criação do Comitê de Mobilização que vai atuar em Governador Nunes Freire.

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia, que apresentou, ainda, dados sobre a realidade educacional no Maranhão e em todo o País, dando ênfase ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O palestrante também falou sobre como a atuação dos mobilizadores pode contribuir para a elevação desse indicador.

Entre os instrumentos de conscientização das famílias e da sociedade sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da qualidade do ensino público, Sérgio Maia destacou a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e orientou os participantes sobre como utilizá-la nas atividades de mobilização. Para a divulgação do PMSE, ele apresentou o folheto que resume a lógica e a forma de desenvolvimento da Mobilização Social pela Educação.

Ao final do primeiro dia de Oficina, os secretários de Educação dos municípios de Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Maranhãozinho, Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Araguanã e Nova Olinda do Maranhão expuseram os avanços, desafios e perspectivas educacionais em suas cidades. Em sua apresentação, a secretária de Maracaçumé, Jane Mary de Oliveira, destacou a Mobilização Social pela Educação como forma de articulação dos municípios em prol da melhoria do ensino público na região. A secretária também manifestou seu interesse em realizar o lançamento da Mobilização Social pela Educação na cidade que representa.

A secretária de Educação de Governador Nunes Freire, Ulenira Batista, por sua vez, ressaltou a importância do envolvimento de representantes de todos os segmentos da sociedade e do setor público em iniciativas direcionadas à melhoria da qualidade da educação. “A Educação é um direito de todos e cabe a cada um de nós contribuir para a garantia desse direito”, ponderou.

Fotos: Jarivânio Alencar

2 comentários:

Jarivânio Alencar disse...

Esse povo de Governador Nunes Freire é danado!!!

É por isso que gosto daqui.

Como professor, fico muito feliz em ver a educação melhorando.

www.jarivanio.com

Lucianoeeu.com disse...

Muito Bom! Só tem gente capacitada aqui, como diz o povo: só gente grande! Rsrsr. Secretária de Educação Ulenira Batista, Coordenadora Cícera, Coordenadora Bete, Professora Maria Selma, Reginaldo do Conselho Tutelar, Pastor da Igreja Adventista Romildo Morbeck e a todos que fizeram parte.

Vcs são d+