sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Universidade de Estado da Bahia conquista parcerias e reforça mobilização em Salvador

Parcerias com associações de bairro, os Correios, o Ministério Público, o projeto Caravana do Lazer da Superintendência de Desportos do Governo do Estado da Bahia (SUDESB) e, na região do Nordeste de Amaralina, com o Centro Social Urbano (CSU), vão fortalecer, em 2012, a Mobilização Social pela Educação promovida por membros da Universidade de Estado da Bahia (UNEB) em Salvador. Durante este ano, os mobilizadores da UNEB também planejam reforçar a atuação em conjunto com líderes comunitários e religiosos da capital baiana.

Associações de bairro

De acordo com a mobilizadora e professora assistente da UNEB, Valnice Paiva, as atividades em parceria com as associações de bairro possibilitam que mais famílias sejam alcançadas com a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. “Nesses seis meses que venho atuando como mobilizadora, percebi que as associações de bairro são as melhores parceiras para pulverizar a mobilização na complexa cidade de Salvador. Essas instituições estão na ponta, às portas das famílias e, estando mais próximas de suas necessidades, podem orientar nossa atuação”, pondera Valnice.

A mobilizadora ainda conta sobre a articulação para a criação da Associação Educacional e Social do Bairro da Liberdade (AESBAL), entidade que, além  de buscar soluções para problemas sociais do bairro, terá como atribuição mobilizar a comunidade e orientar sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, da vida escolar dos alunos. Para coordenar a AESBAL, os mobilizadores contam com o apoio do pastor Alexinaldo dos Santos, que vem desenvolvendo ações de incentivo à interação família-escola-comunidade na Liberdade.

Além de apoiar a criação da AESBAL, a UNEB conta com a colaboração de outras instituições, como a Associação Educacional Social Ágape (AESA), localizada no bairro Santa Cruz, e a Associação Beneficente Santa Rita Durão (ABSRD), no bairro do Retiro, para promover a Mobilização Social pela Educação.

A pró-reitora de extensão da UNEB, professora Adriana Marmori, também  tem apoiado as ações em conjunto com associações de bairro e destaca que, ao mesmo tempo em que essas instituições fortalecem o trabalho de mobilização, também são beneficiadas pela ação dos mobilizadores. Valnice Paiva explica que “Às vezes os líderes comunitários sentem-se sós e a orientação dos mobilizadores, a atenção e a parceria os animam a continuar”.

Correios e Ministério Público

Com intuito de firmar parcerias com os Correios e o Ministério Público (MP), a mobilizadora Valnice Paiva apresentou o Plano de Mobilização Social pela Educação a representantes de projeto promovido em conjunto pela empresa e o órgão e que visa orientar as escolas a adotar medidas que melhorem aspectos apontados como prejudiciais ao processo educacional. Esses desafios foram levantados por meio de pesquisas realizada junto às unidades de ensino. Para coletar esses dados, os Correios instalam urnas nas escolas e disponibilizam formulários, que são posteriormente analisados por equipe responsável pela área de educação no MP.

A partir da parceria com os Correios, a expectativa dos mobilizadores da UNEB é a de que a Cartilha da Mobilização seja distribuída por carteiros que manifestarem interesse em atuar como voluntários em diversas localidades de Salvador e da região metropolitana. Quanto ao Ministério Público, ainda neste mês de janeiro, os mobilizadores programam reunir-se com membros do MP para definir ações em conjunto.

Caravana do Lazer – SUDESB

Por acreditar que brincadeiras populares e o ato de contar histórias podem aproximar pais, alunos e educadores, Valnice Paiva entrou em contato com a coordenadora do projeto Caravana do Lazer, professora Susi Docio, que demonstrou disposição em inserir a Mobilização Social pela Educação nas ações do Projeto.

O Caravana do Lazer, desenvolvido pela Superintendência de Desportos do Governo do Estado da Bahia (SUDESB), capacita agentes comunitários para atuarem nos Dias de Lazer realizados em diversas regiões do estado, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Centro Social Urbano - CSU

Na região do Nordeste de Amaralina, que abrange os bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, os mobilizadores conquistaram o apoio da coordenadora do Centro Social Urbano (CSU), Andréia Macedo. Em conjunto com militares, professores, líderes comunitários e religiosos do Nordeste de Amaralina – área em que foram instaladas Bases Comunitárias de Segurança (BCS) do programa Pacto pela Vida – a coordenadora do CSU atuará em parceria com os mobilizadores da UNEB para a criação de Comitê local de Mobilização pela Educação.

Também está em fase de articulação o Comitê de Mobilização que vai atuar no Subúrbio Ferroviário de Salvador – área onde também foi implantada uma BCS e é conhecida pela linha ferroviária que liga o bairro da Calçada, na Cidade Baixa, ao bairro de Paripe, no noroeste de Salvador.

Em 17 de dezembro de 2011, os mobilizadores de Salvador promoveram reunião geral no Subúrbio Ferroviário, a partir de demanda da comunidade, que solicitou orientação às famílias para que estas tivessem condições de cuidar da educação dos seus filhos. Nesse encontro, Valnice Paiva orientou os participantes a consultarem o Blog da Mobilização e agendou nova reunião, para a segunda semana de janeiro, quando será discutida  a implementação do Comitê local de Mobilização. Esta atividade será realizada durante a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação local.

Com informações de Valnice Paiva, mobilizadora e professora assistente da Universidade de Estado da Bahia (UNEB).

2 comentários:

Matheus disse...

Excelente matéria!

Matheus disse...

Parabéns pelo trabalho e pelo blog!