quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bento Gonçalves (RS) reforça mobilização das famílias em prol da melhoria da Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Bento Gonçalves
Profissionais da educação, autoridades locais e outros interessados em contribuir para a melhoria da Educação em Bento Gonçalves (RS) participaram, nos dias 26 e 27 de agosto, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada no município gaúcho. Promovida na unidade de Bento Gonçalves da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a atividade reuniu cerca de 120 participantes.

Além de promover a capacitação de voluntários, a Oficina em Bento Gonçalves marcou o fortalecimento da parceria dos mobilizadores da cidade com representantes do poder público, como a secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, e o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE 16), Ênio Eliseu Ceccagno. 

Autoridades locais participaram do evento e
se comprometeram a apoiar a ação dos mobilizadores
“A secretária de Educação mostrou-se bastante receptiva à proposta do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), que já conta com o apoio da Prefeitura Municipal”, relatou Paulo Ronaldo dos Santos, representante da equipe do PMSE no Ministério da Educação (MEC), que conduziu as exposições da atividade de capacitação.

Articulado junto ao MEC pelo Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Rudolf Carlos Reitz, o evento de formação contou com a participação de gestores e supervisores escolares, policiais da Ronda Escolar, e empresários locais, bem como de representantes da Associação de Pais e Mestres, do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, da Associação Educare e da Secretaria de Assistência Social. Estiveram presentes também representantes dos municípios de Carlos Barbosa e Coronel Pilar.

Oficina contou com apresentações culturais conduzidas
por alunos
Entre os conteúdos abordados, o técnico do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos, apresentou aos participantes os fundamentos e as estratégias do PMSE e deu exemplos de sua implementação em diversas localidades. A atividade também ofereceu espaço para o debate sobre as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade realizadas em Bento Gonçalves e forneceu orientações sobre como sensibilizar a comunidade por meio do trabalho com a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Conteúdo da cartilha da Mobilização foi trabalhado
com os participantes
Como resultados do evento, Paulo Ronaldo aponta a elaboração de Plano de Ação local e criação de Comitê para liderar as ações de incentivo à interação família-escola na cidade gaúcha. “A Oficina culminou com a constituição de Comitê de Bento Gonçalves, que é um grande passo para desenvolver a mobilização nas escolas públicas do município”, afirmou.

Nenhum comentário: