quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Oficina reforça atuação de mobilizadores sociais pela Educação em Urubici e Rio Rufino (SC)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
sediada em Urubici (SC)
A Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Urubici (SC), nos dias 9 e 10 de setembro, contribuiu para fortalecer as ações de incentivo à participação dos pais e responsáveis no cotidiano escolar promovidas por mobilizadores urubicienses e do município vizinho, Rio Rufino. Com base nas informações recebidas durante a capacitação, os voluntários prepararam Plano de Ação que definiu estratégias e prioridades dos mobilizadores para os próximos meses.

Entre as atividades previstas no Plano de Ação, estão reuniões com professores, familiares e funcionários das escolas para divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e realização de concurso entre os alunos de desenhos e de frases sobre o tema interação família-escola. Os mobilizadores pretendem, ainda, com o auxílio de pais e professores, fazer relatórios sobre os alunos que precisam de acompanhamento individual nas escolas de Ensino Fundamental.

Em grupos, mobilizadores prepararam Planos de Ação
para serem desenvolvidos nos municípios catarinenses
Como públicos prioritários, o planejamento dos mobilizadores aponta  as famílias da zona rural e urbana, bem como beneficiários do Programa Bolsa Família. Os voluntários esperam, também, conquistar mais apoio de assistentes sociais e conselheiros tutelares para as atividades de mobilização.

Conduzido pela integrante da equipe do PMSE no Ministério da Educação, Luiza Catarina de Souza Carvalhal, o evento de capacitação contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação de Urubici e Rio Rufino, conselheiros municipais de Educação, coordenadoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil das escolas das redes municipal, estadual e particular, técnicos da rede estadual e representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além das metas e estratégias do PMSE, os mobilizadores receberam informações sobre os principais programas do poder público de apoio à educação básica, conheceram os fundamentos da interação família-escola-comunidade e foram orientados sobre como formar Comitês de Mobilização.

Oficina contou com apresentação de dança gaúcha
realizada por integrantes do projeto Primeiros Passos
De acordo com a mobilizadora Flávia Rosana Wroblescki Vieira, que articulou a Oficina junto à equipe do PMSE/MEC, a avaliação do evento foi bastante positiva. “Os participantes tiveram um maior conhecimento sobre o PMSE, saíram motivados, comprometidos e melhor preparados para atuarem em prol da melhoria da qualidade da educação de seus municípios”, afirmou.

Nenhum comentário: