terça-feira, 10 de setembro de 2013

ONG apoia ações de incentivo à interação família-escola na Paraíba

Membros da equipe do PMSE/MEC em reunião com
representantes da Essor e da Acomva
A Associação de Solidariedade Internacional – Essor vem se unindo a mobilizadores sociais pela Educação na Paraíba para promover ações de incentivo à aproximação entre familiares, educadores e comunidade e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida no estado. Além do trabalho já desenvolvido na capital João Pessoa, a Essor pretende reforçar sua atuação nos municípios de Patos, Maturéia e Santa Luzia.

Da esq. para a dir: Luiza Carvalhal (MEC), Denise Andrade (Essor),
Fábia Oliveira (Acomva) e Gustavo Paraguassu (MEC)
A expansão e o fortalecimento das ações promovidas pela ONG em conjunto com mobilizadores paraibanos foram um dos temas abordados durante reunião com a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação, em Brasília, no dia 21 de agosto. Na oportunidade, a coordenadora de Educação da Essor, Denise Andrade, apresentou as atividades desenvolvidas pela ONG e discutiu propostas para estreitar a parceria entre a associação e o Plano de Mobilização Social pela Educação. Também participou do encontro a representante da Associação Comunitária de Várzea Grande (Acomva), Fábia Oliveira, que realiza ações em conjunto com a Essor no Ceará.

Como resultado do encontro, estão sendo organizadas, para ainda este semestre, Oficinas de Formação de Mobilizadores em Santa Luzia, Patos e Maturéia. Além de capacitar voluntários para incentivar a interação família-escola nessas localidades, as Oficinas deverão também orientar a criação de Comitês de Mobilização para atuar nos municípios paraibanos.  

Mobilização da Comunidade São Rafael em João Pessoa

Participantes receberam exemplares da cartilha
(foto: Blog Essor no Brasil)
No dia 17 de agosto, a Essor promoveu, na comunidade de São Rafael, em João Pessoa, atividade com o intuito de conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da participação de todos em busca de melhorias para a Educação. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com debate sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuição de exemplares do material.

Durante a apresentação sobre a Cartilha, a educadora e representante da Essor, Rosângela Santos, destacou o papel das famílias na trajetória educacional de crianças e adolescentes. “É de fundamental importância que os pais e mães percebam seu papel na educação dos filhos e compreendam que educar demanda tempo e dedicação no acompanhamento escolar para a garantia de uma educação de qualidade”, afirmou.

Programação do evento contou com apresentações culturais,
como a do grupo de Rap Citex S.A.
(foto: Blog Essor no Brasil)
Entre os parceiros da Essor para a realização do evento, estiveram o Centro Popular de Cultura e Comunicação, a Associação Juventude em Ação, a Coordenadoria do Empreender de João Pessoa, a Entidade Beneficente Evangélica e outras instituições religiosas locais, além das Incubadoras de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  A atividade também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e da Unidade de Saúde da Família.

Leia mais sobre esta e outras ações da ONG no blog da Essor no Brasil.

Nenhum comentário: