quarta-feira, 19 de março de 2014

Comitê de Mobilização de Bauru (SP) conquista novas parcerias

Membros da Capelania Evangélica de Bauru
conhecem a Cartilha da Mobilização
O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru vem se empenhando para conquistar novas parcerias e, assim, ampliar o número de famílias alcançadas pela mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Exemplo desse trabalho de divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) pôde ser conferido no dia 7 de fevereiro, quando as mobilizadoras Rosimeire Roveda e Maria Teresa Turtelli expuseram as orientações do PMSE a integrantes da Capelania Evangélica de Bauru.

Na ocasião, as mobilizadoras disponibilizaram às voluntárias da Capelania parte do material de Mobilização do Comitê de Bauru para serem divulgados junto a seus públicos de atuação. “Todas gostaram e se sentiram à vontade para fazer seus comentários sobre a Mobilização”, afirmou Rosimeire.
 
Balanço de 2013

Além das capelãs, o Comitê da cidade paulista vem realizando trabalhos em conjunto com representantes de diversos segmentos sociais e, ao longo de 2013, o grupo de Bauru buscou ampliar essas parcerias. Entre esses parceiros, estão agentes de saúde e outros profissionais da Saúde no município. Com o apoio da assistente social do Núcleo de Saúde Octávio Rasi, Beatriz Ferraz, a mobilizadora Rosimeire Roveda tem conversado com pacientes que aguardam atendimento sobre a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Outra parceria bem-sucedida foi firmada, no ano anterior, com voluntários do Banco do Brasil (BB). “O analista de Desenvolvimento Sustentável do BB, Sérgio Portes, esteve presente na Oficina realizada em abril e nos levou a uma visita para conhecimento das realidades internas do banco em seu setor e se interessou pela Mobilização em nossa região, iniciando a construção de questionário para ser aplicado nas escolas, para conhecer cada realidade e desenvolver um trabalho posterior com as famílias que se interessassem pelo projeto”, relatou Rosimeire.

Para disseminar ainda mais a mensagem da cartilha à população bauruense, os mobilizadores contaram com o apoio da TV TEM, afiliada da Rede Globo que realizou entrevista sobre a Mobilização Social pela Educação, e do Jornal da Cidade, que também produziu matéria sobre o tema.

Apoio da Pastoral da Educação

Exposição das ações de Mobilização realizadas
pela Pastoral da Educação durante a Mostra das Pastorais
Principal parceira do Comitê de Bauru, em 2013, a Pastoral da Educação (PE) intensificou a divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação e o incentivo à interação família-escola.  Durante a Mostra das Pastorais Sociais da Diocese de Bauru, a PE expôs os trabalhos realizados em conjunto com os mobilizadores com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do envolvimento de todos em buscas de melhorias para a Educação.

“A Mostra tornou-se um momento de conhecimento, entrosamento e diálogo sobre a possibilidade de novas parcerias serem desenvolvidas nos próximos anos. Os voluntários do PMSE entraram em contato com diferentes creches que se interessaram pelo trabalho desenvolvidos com os pais de alunos. Também foi realizado contato com o pastor Alexandre, da Igreja Luterana, que participa do Grupo Ecumênico da Diocese e quer muito desenvolver a Mobilização em sua igreja. Houve, ainda, interesse de pessoas do assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e de lideranças do Encontro de Casais com Cristo (ECC)”, apontou a integrante do Comitê, Rosimeire Roveda.

Pastoral da Educação é a principal parceira do
Comitê de Bauru
Apoiados pela Pastoral da Educação, no ano anterior, os membros do Comitê de Bauru se empenharam também em levar a Mobilização Social pela Educação a cidades vizinhas. Como resultado desse esforço, devem ter continuidade, neste ano, as ações de incentivo à interação família-escola promovidas nos municípios paulistas de Lins – sob a liderança da Irmã Isaura Marques – e Agudos.

Nenhum comentário: