quinta-feira, 27 de março de 2014

Comitê de Mobilização reforça incentivo à interação família-escola em Augusto Corrêa (PA)

Representantes de diversos segmentos sociais estiveram
presentes na Oficina que resultou na criação do
Comitê de Mobilização de Augusto Corrêa
Com o intuito de nortear e fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em Augusto Corrêa (PA), o município paraense instalou Comitê de Mobilização Social pela Educação, composto por representantes de diversos segmentos sociais. A criação do grupo foi resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade nos dias 28 e 29 de janeiro.

Durante a atividade de capacitação, além de receberem orientações para sua atuação, os integrantes do Comitê elegeram ações a serem priorizadas no trabalho do grupo. Apoiar iniciativas para garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, incentivar a valorização dos profissionais da educação e o investimento em sua formação e transformar as escolas dos municípios em espaços comunitários estão entre os objetivos do Comitê de Augusto Corrêa.

Oficina de Formação de Mobilizadores

A Oficina foi conduzida pelo representante do PMSE/MEC,
Sérgio Maia
A Oficina de Formação de Mobilizadores em Augusto Corrêa – que resultou na instalação do Comitê local – foi organizada pela secretária municipal de Educação, Osmarina Matos Cunha, e pela secretária adjunta de Educação, Regiane da Silva Cardoso. Participaram do evento educadores, gestores escolares, conselheiros tutelares, escolares, do Bolsa Família e da Merenda Escolar, pais de alunos, lideranças religiosas, entre outros. Além de voluntários de Augusto Corrêa, também estiveram presentes representantes dos municípios paraenses de Bragança e Viseu.

Para o palestrante da Oficina e integrante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia, a presença de representantes de diversos segmentos sociais foi um dos destaques do evento. “O grande número de lideranças sociais presentes na Oficina assegura o desdobramento, expansão e consolidação da Mobilização no município”, afirmou.

Autoridades locais também participaram do evento
de formação
Entre os temas abordados na Oficina, os participantes conheceram as metas, estratégias e estatísticas do PMSE, os avanços e desafios da educação brasileira e os fundamentos da interação família-escola-comunidade. Foram fornecidas também sugestões de atividades e exemplos de práticas exitosas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas em diversas cidades brasileiras.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Augusto Corrêa (PA):

Nenhum comentário: