segunda-feira, 24 de março de 2014

Concurso Tempos de Escola abre período de inscrições

http://www.blogeducacao.org.br/premiacoes/concurso-tempos-de-escola/
Com o tema geral “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, a 6ª edição do Concurso Tempos de Escola iniciou, no dia 20 de março, o período de inscrições para alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos – EJA.  A iniciativa é realizada pelo Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura, e visa sensibilizar os estudantes dos municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educação sobre a importância da dedicação aos estudos e sobre o valor da educação para o seu desenvolvimento.

“O Concurso Tempos de Escola é uma estratégia de mobilização voltada para os alunos. A cada ano, buscamos incentivar debates e atividades sobre a produção de conteúdo e a construção do texto em sala de aula. Mais do que uma competição, o concurso pretende engajar crianças, jovens e adultos para que compreendam a importância da Educação”, explica Wilian Lourenço, Coordenador de Comunicação do Instituto Votorantim.

O concurso tem como objetivo estimular a produção de textos sobre assuntos relacionados ao universo escolar e procura orientar os educadores para que eles trabalhem as propostas de redação com os alunos criando caminhos para aprendizagens significativas. “O Parceria Votorantim pela Educação oferecerá subsídios para que os professores possam desenvolver, de forma pedagógica, o trabalho de construção do texto com os alunos. Acreditamos que o discurso escrito possibilite a organização do pensamento, o aprofundamento de diversas questões, além da concretização do processo de comunicação com o outro e o registro de fatos relacionados à memória individual ou coletiva”, disse Wilian.

A mobilização por uma cidade educadora, que compartilha saberes e conhecimentos sobre diversas áreas, também estará, por conta do tema norteador das atividades do PVE este ano (leia mais aqui), em pauta nos municípios. Segundo o Coordenador de Comunicação do Instituto Votorantim, a intenção é promover uma reflexão sobre a existência de processos educativos em todos os lugares e sobre a cidade como território educador. “Não queremos ultrapassar o papel da educação formal, que é responsabilidade da escola. Mas, almejamos mostrar para a comunidade que a cidade tem um potencial de ensino e aprendizado no seu cotidiano. A ideia é que eles conheçam mais a sua região e entendam melhor como se dá essa relação”, afirma Wilian.

Categorias e premiações

Nesta edição, o Concurso Tempos de Escola se divide em quatro categorias e agrupa os estudantes de acordo com a proximidade dos seus conhecimentos sobre a escrita e a língua. Com o subtema “Venha conhecer a minha terra”, os alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental escreverão uma carta para um destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.

Os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, a partir do subtema “Pessoas da minha cidade”, produzirão a biografia de um personagem local, abordando a maneira como ele contribui com a comunidade. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio escreverão um relato com o subtema “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”. Na categoria voltada à Educação de Jovens e Adultos, o tipo de redação pedido é a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema “Venha conhecer a minha terra”.

Após um processo de triagem, as redações serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, do Ministério da Educação, do Canal Futura e da Comunidade Educativa CEDAC. Dessa forma, o concurso irá reconhecer alunos e professores de cada categoria, no âmbito nacional e municipal.

Os destaques nacionais, de todas as categorias, serão premiados com um notebook e o Canal Futura fará uma reportagem exclusiva com os ganhadores. Já os destaques municipais do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental irão receber uma bicicleta; os do 7º, 8º e 9º e de todas as séries do ensino médio irão ganhar uma câmera fotográfica. Além disso, todos terão um diploma de participação e seus textos publicados no Blog Educação.

O Concurso Tempos de Escola também premiará os professores orientadores de cada destaque municipal com um troféu e de cada destaque nacional com um kit de livros. Os professores de cada município que tiverem o maior número de alunos inscritos sob sua orientação ganharão um troféu. Já o professor que orientar o maior número de alunos entre todos os orientadores de todas as cidades receberá um notebook. As instituições de ensino com o maior número de participantes de cada município receberão uma placa como reconhecimento.

Inscrições – Concurso Tempos de Escola

Período: 20 de março a 10 de julho de 2014.
Link para inscrição: http://goo.gl/x9VjND
Regulamento: http://goo.gl/INq5Z5

Por Pamella Indaiá / Blog Educação

Nenhum comentário: