terça-feira, 25 de março de 2014

Parazinho (RN) instala Comitê de Mobilização Social pela Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Parazinho (RN)
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Parazinho (RN) no dia 29 de janeiro, o município potiguar instalou Comitê de Mobilização para conduzir as ações de incentivo à interação família-escola junto à comunidade local. A atuação do grupo de mobilizadores deverá seguir as orientações recebidas durante a formação, organizada pela secretária municipal de Educação, Romeyka Priscila de Andrade, em parceria com o secretário de Cultura, Amaury Rocha, e a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC).

Representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos,
conduziu as exposições da formação
Entre as informações fornecidas aos integrantes do Comitê e demais participantes da Oficina estiveram as estratégias e metas do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), os fundamentos da interação família-escola, bem como os públicos e territórios a serem priorizados nas ações de mobilização. Também foram apresentados exemplos de boas práticas desenvolvidas por voluntários de diversas localidades.

A capacitação, que culminou na criação do Comitê de Parazinho, foi conduzida pelo representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos, como parte da programação da 15ª Jornada Pedagógica, realizada de 28 a 30 de janeiro na cidade. O evento de formação propiciou, ainda, a elaboração de Plano de Ação a ser implementado de acordo com a realidade socioeducacional do município.
 
Divididos em grupos de acordo com o setor social que
representam, mobilizadores debateram metas para
o Plano de Ação a ser desenvolvido na cidade
Além dos membros do Comitê – composto por professores, religiosos, representantes do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), entre outros –, a Oficina em Parazinho contou com a presença de lideranças e autoridades locais que devem apoiar a atuação do grupo de mobilizadores. Estiveram presentes no evento o prefeito e a vice-prefeita, o presidente da Câmara de Vereadores, o presidente do Sindicato de Professores do Rio Grande do Norte, bem como representantes do Instituto Energia de Portugal (EDP), o pároco da Igreja Católica e o pastor da Igreja Assembleia de Deus.

Oficina contou com apresentação do Grupo Recital,
coordenado pelo Prof. Irismarquesk Pereira,
que homenageou os participantes com poesia
De acordo com a coordenadora pedagógica da SMEC, Célia Borges, a Oficina contribuiu não só para orientar o trabalho do Comitê, mas também para atualizar os participantes sobre os dados da educação em Parazinho. “Parabenizo a SMEC pelo brilhante trabalho que, além de gratificante, nos tornou informados sobre várias questões referentes à educação em nosso município”, destacou. O professor da Escola Municipal Alexandre Câmara, Rondinely Cruz, concordou com a coordenadora. “Excelente Oficina. Trabalho de muito valor para melhorar a educação”, afirmou.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Parazinho (RN):

  • Edcelmo Bezerra da Silva – representante dos jovens
  • Elmando Rodrigues da Silva – representante da Assembleia de Deus e agente de Saúde – elmandorodrigues@hotmail.com
  • Francisca Miranda de Souza – conselheira tutelar – franciscamiranda976@yahoo.com.br 
  • Geane Florenço da Costa – representante da Secretaria Municipal de Educação – geane.floreno@yahoo.com.br
  • Irismarquesk A. Pereira – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parazinho (CMDCA)
  • Lúcia de Fátima da Silva – professora da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves – fatimanana2009@hotmail.com 
  • Marinalva Adelmo da Silva Santos – Escola Creche Municipal Francione Dias
  • Renata Lorena Câmara – Escola Municipal Presidente Tancredo Neves
  • Viviane Braz – Escola Municipal Professora Maria de Fátima Dantas

Nenhum comentário: