segunda-feira, 27 de julho de 2015

MG: Municípios do Vale do Mucuri instalam Comitês de Mobilização Social pela Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores em
Bertópolis (MG)
Para organizar ações de incentivo à interação família-escola-comunidade e, assim, contribuir para a melhoria da educação, as cidades de Novo Oriente de Minas, Setubinha, Monte Formoso, Bertópolis e Crisólita, localizadas na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, instalaram Comitês de Mobilização. A criação dos grupos foi um dos resultados das Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas nos municípios de 8 a 12 de junho.

Mobilizadores presentes na Oficina em Crisólita (MG)
As formações foram promovidas por iniciativa da Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do Mucuri (Cimos-VMU), órgão do Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Projeto Social 10Envolver, desenvolvido nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do estado. Os Comitês instalados nos cinco municípios têm como objetivo ampliar o alcance das Comissões de Educação criadas pela Cimos e já atuantes nessas localidades.

Voluntários discutem melhorias para a educação na Oficina
em Monte Formoso (MG)
“Em todos os municípios, a Cimos já havia reunido a comunidade, identificando vários desafios, principalmente com relação à educação, e criado uma comissão para definir algumas estratégias de atuação. Com a vinda do MEC para apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e, percebendo a seu alinhamento com o Projeto 10 Envolver, fizemos a discussão no sentido de ampliar a Comissão Municipal de Educação existente para criação de um Comitê de Mobilização, incluindo novos participantes”, explicou a coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos, que conduziu as exposições das Oficinas.

Coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete dos Santos (à dir.),
conduzindo a atividade de formação em Novo Oriente de Minas
Para definir as prioridades para o trabalho dos Comitês, durante os eventos de capacitação, os participantes foram divididos em grupos para elaboração de Planos de Ação adaptado às necessidades e desafios de cada município. Entre as propostas para atuação, foi sugerido realizar reuniões com as famílias em horários diferenciados para garantir maior participação; buscar parcerias com outras entidades, como ONGs; apresentar a cartilha e o PMSE a assembleias e sindicatos nas comunidades; visitar as famílias de alunos que não têm comparecido às aulas; trabalhar todas as formas de preconceitos na escola; discutir com o poder público a construção de escolas e creches na zona rural; e manter programas de alfabetização de jovens e adultos.

Divididos em grupos, participantes da Oficina em Setubinha (MG)
discutiram propostas de atuação para o Comitê local
Além de melhorias para a educação, os Comitês de Mobilização do Vale do Mucuri visam contribuir para solucionar problemas da comunidade em geral. “Uma das preocupações nesses municípios é com a falta de oportunidades para a juventude, no que se refere a trabalho e continuidade dos estudos. Outro grande desafio é vencer o analfabetismo, pois há nessas cidades um grande número de analfabetos e não se tem uma política pública municipal para enfrentar o problema”, destacou Ivanete.

Confira abaixo a composição dos Comitês de Mobilização Social pela Educação do Vale do Mucuri: 

Comitê de Mobilização de Bertópolis (MG)

Comitê de Mobilização de Crisólita (MG)

Comitê de Mobilização de Monte Formoso (MG)

Comitê de Mobilização de Novo Oriente de Minas (MG)

Comitê de Mobilização de Setubinha (MG)

Nenhum comentário: