terça-feira, 28 de julho de 2015

Mobilização Social pela Educação é divulgada a conselheiros escolares de Nova Friburgo (RJ)

Reunião foi conduzida pela coordenadora da equipe do
Conselho Escolar da Secretaria de Educação de
 Nova Friburgo, Tânia Rabello
Pais e mães de alunos, diretores, professores, auxiliares administrativos, serventes, estudantes, merendeiras, entre outros membros da comunidade que atuam como conselheiros escolares em Nova Friburgo (RJ) participaram, no dia 16 de junho, de encontro para divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). A atividade foi organizada pela equipe do Conselho Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, coordenada pela professora Tânia Rabello.

Durante a reunião, promovida no auditório do Centro Administrativo Cezar Guinle, a professora Tânia apresentou aos participantes as orientações do PMSE e da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Para subsidiar o diálogo com os conselheiros, foram distribuídos exemplares da publicação.

O encontro estimulou também o debate entre os participantes a partir de questões como “Quem mobilizar?”, “Por que mobilizar?” e “Como mobilizar?”. Foram apresentados, ainda, materiais de mobilização e dicas de como mobilizar disponíveis no Blog da Mobilização.

Participantes da reunião receberam exemplares da cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Como forma de disseminar o Plano de Mobilização e a cartilha em Nova Friburgo, foi proposta aos conselheiros escolares a realização de peça de teatro nas unidades de ensino, além de reuniões com os familiares de alunos. “O objetivo, de acordo com a proposta, é o de fortalecer a participação das famílias na vida escolar de crianças e jovens, visando à melhoria da qualidade da educação. A ideia é que as ações de mobilização sejam incorporadas ao plano pedagógico de cada unidade, e que a peça seja um acontecimento que reúna toda a comunidade escolar, com a presença de pais ou responsáveis”, explicou Tânia. 

A Mobilização no Rio de Janeiro

Além de Nova Friburgo, diversas cidades do Rio de Janeiro têm aderido à Mobilização Social pela Educação e se empenhado para apresentar às famílias e à comunidade a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.  Nas próximas postagens, o Blog da Mobilização vai divulgar ações de incentivo à interação família-escola desenvolvidas em outros municípios fluminenses.

Confira as postagens sobre as atividades de incentivo à interação família-escola em Cachoeiras de Macacu e em São Gonçalo.

Com informações de Tânia Rabello, mobilizadora social pela Educação em Nova Friburgo (RJ). 

Nenhum comentário: