terça-feira, 14 de julho de 2015

Plano de Mobilização Social pela Educação é divulgado em Alagoinhas (BA)

Membros da Pastoral do Menor estiveram entre as lideranças
sociais de Alagoinhas que participaram de ações sobre o PMSE
Por iniciativa do estudante de pedagogia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Valmir Santos, em conjunto com a subsecretária municipal de Alagoinhas (BA), Lúcia Maria de Almeida Silva, a cidade baiana promoveu, nos dias 11 e 12 de junho, uma série de ações com o intuito de divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e fortalecer a interação família-escola-comunidade na região. As atividades contaram com a presença e o apoio do representante do PMSE do Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos.

Paulo Ronaldo (à esq.), representante do PMSE/MEC, em
entrevista a rádio de Alagoinhas (BA)
Entre as ações, a Mobilização Social pela Educação foi tema de apresentações e entrevistas em rádios locais com o representante do PMSE/MEC. Nas ocasiões, Ronaldo apresentou os fundamentos e metas do Plano de Mobilização e a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Também foram expostos indicadores educacionais de Alagoinhas, como taxas de reprovação, abandono e aprovação, distorção idade-série e proficiência no ensino de língua portuguesa e matemática.

“As entrevistas nas rádios enfatizaram o protagonismo da sociedade na sensibilização e mobilização das famílias pela melhoria da educação”, ressaltou Paulo Ronaldo.

Mobilização Social pela Educação foi apresentada a gestores
de Aramari (BA)
Para ampliar o alcance das ações de incentivo à interação família-escola, além de reforçar a parceria com a Secretaria de Educação de Alagoinhas (Seduc), com propostas para implementar as ações do PMSE na rede municipal de ensino, o representante do MEC também divulgou a Mobilização a gestores da Secretaria Municipal de Educação de Aramari, município vizinho. 


Atividade de divulgação do PMSE na Associação Pestalozzi
 contou com apresentação cultural
As orientações do PMSE foram apresentadas, ainda, a membros da Pastoral do Menor, da Associação Pestalozzi e da Associação dos Feirantes de Alagoinhas (AFA), por meio de rodas de debates. Nos encontros, os praticantes conheceram o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e refletiram sobre maneiras de divulgar a mensagem do material junto a seus públicos de atuação. 

Universitários conheceram a mensagem da cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Por fim, a Mobilização Social pela Educação foi tema de discussões com universitários dos cursos de Pedagogia, Serviço Social e Administração no Centro de Educação Tecnológica e Profissional do Estado (CETEP). “Durante o evento, houve o detalhamento do PMSE e discorreu-se sobre a necessidade de formar uma rede de mobilizadores em torno da escola e da família para elevar os indicadores educacionais do município de Alagoinhas, combater a distorção idade-série e a evasão escolar, para, assim, garantir a todos o direito de aprender”, apontou o representante do PMSE/MEC.

Nenhum comentário: