sábado, 5 de setembro de 2009

Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação


No contexto da mobilização social pela educação, municípios em diversos estados estão instituindo, por lei, o Dia Municipal da Mobilização Social.

Belo Horizonte (MG)

Em Belo Horizonte, por iniciativa do Vereador Arnaldo Godoy, que também participa do Comitê de Mobilização local, propõe o dia 19 de setembro. A data deverá passar a constar do Calendário Oficial de Festas e Eventos do município e servirá como mote para fomentar a efetiva participação das famílias na vida escolar dos filhos. Pretende-se, também, sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação no desenvolvimento individual e social; o compromisso social na afirmação do direito de todos à educação de qualidade; e o papel de cada um como protagonista dessa ação.

Arroio do Sal (RS)

Por iniciativa do prefeito de Arroio do Sal (RS), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez o lançamento, em 14 de agosto, do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação.


Santa Inês (MA)

Em Santa Inês, 10 de julho de 2009 foi escolhido para celebrar o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que instituiu a data. Nesse dia é comemorado o nascimento da professora Conceição Freire, uma das primeiras educadoras da cidade que se dedicou com esmero à formação dos habitantes do lugar. Pelo seu exemplo de educadora, a data de seu aniversário será comemorada com bandeiras, faixas , cartazes, música e palavra de ordem, clamando pelas ruas , a responsabilidade de todos pela Educação da sociedade de Santa Inês, pelo desenvolvimento do Estado e da Nação.

Unaí (MG)

A Conferência Municipal de Educação de Unaí foi palco para o anúncio, feito pelo vice-prefeito e o secretário de educação da cidade, do envio pelo Prefeito à Câmara dos Vereadores de projeto de lei instituindo o Dia Municipal de Educação. A data escolhida para uma grande mobilização de todos os habitantes do muncípio foi o último dia de aula do primeiro semestre.

Nenhum comentário: